Governo define modelo de concessão para aeroportos de SP e Brasília

05/05/2011 - Portal 2014

Segundo jornal, iniciativa privada poderá explorar áreas comerciais em troca das obras

Terceiro terminal de Guarulhos poderá ser explorado iniciativa privada (crédito: Bruno Dantas/WikimediaCommons)

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o governo federal definiu nesta semana a forma como serão tocadas as obras de três aeroportos brasileiros que terão papel fundamental na Copa de 2014.

A construção do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a ampliação dos aeroportos de Viracopos (SP) e Juscelino Kubitschek (Brasília) adotará o modelo de “concessão administrativa”, previsto na lei de parcerias público-privadas (PPP).

Desta forma, um parceiro privado bancará todos os custos da construção e, depois das obras, poderá explorar as áreas comerciais dos aeroportos.

Segundo o jornal, a vencedora da licitação ficará responsável pela manutenção do terceiro terminal de Guarulhos. A Infraero, estatal que administra os aeroportos, fará a operação dos serviços. 

A reportagem informa ainda que estudos do governo mostram que o modelo é viável economicamente. No entanto, ainda há dúvida se apenas com a exploração de áreas comerciais o modelo será viável para a iniciativa privada.

Para facilitar o negócio, o governo pretende acionar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para bancar as obras.