Trip recebe seu primeiro jato 190 da Embraer

05/05/2011 - Mercado e Eventos, Lidiane Ferreira, de São José dos Campos

Jato Embraer 190 recebido pela Trip 

Nesta quinta-feira, em São José dos Campos, São Paulo, a Embraer fez em sua sede a primeira entrega do jato Embraer 190 para a Trip Linhas Aéreas. Ao todo, até o final do ano, a companhia receberá nove aeronaves desta modalidade, sendo três comprados diretamente da empresa brasileira - cada uma no valor de U$ 42,8 milhões.

O primeiro a discursar na cerimônia da entrega foi o Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César Souza e Silva. "A Trip tem uma trajetória ideal. É com muito orgulho que vemos esses jatos voarem para mais de 80 destinos nacionais. Aviões feitos no Brasil para brasileiros", disse. O Embraer 190 tem capacidade para 110 passageiros, e a primeira unidade foi entregue em 2004. Hoje são cerca de 700 voando para 55 companhias aéreas de 37 países. Recentemente foi entregue o centésimo avião para Améria Latina e Caribe. A expectativa da Embraer é até o final deste ano chegar a marca de 800 E-Jets.

Em seguida, Renan Chieppe, Presidente do Conselho da Trip, falou sobre a importância dessas aeronaves no mercado brasileiro. "A incorporação dos E-Jets mudaram o nosso patamar e status na prestação de serviços, e nos ajudou a nos tornar líderes na aviação regional brasileira, com 70% do market share". Chieppe ainda lembrou que a meta da companhia é continuar crescendo cerca de 45% ao ano como vem ocorrendo nos últimos quatro anos. "Nossa meta é continuarmos líderes de mercado", afirmou.

Para o Presidente Executivo da Trip, José Mario Caprioli, a introdução dos novos jatos irá tornar a Trip ainda mais competitiva no mercado da aviação regional do Brasil. Atuando em mais de 80 destinos nacionais, a intenção, segundo Caprioli é que a empresa chegue a mais de 100 destinos até 2013. "Há dois anos recebemos o Embraer 175, e a chegada deste novo avião só vem consolidar o nosso crescimento", disse. Além disso, até o fim de 2011 a companhia deve chegar ao número de 55 aeronaves. "Hoje estamos com 45, e uma de nossas metas é chegar ao ano da Copa com 100. Pela relevância do evento isso será possível".

Caprioli também ressaltou que nos próximos meses a Trip vai anunciar novo voo de São José dos Campos para o Rio de Janeiro, e que novos voos, também partindo da cidade paulista, serão divulgados entre os meses de julho e agosto. De acordo com ele, o Embraer 190 começa a operar em Belo Horizonte para mais de dez destinos nacionais.

Sobre os investimentos nos aeroportos, o presidente da Trip afirma que a intenção da companhia é focar seus esforços na aviação. "A princípio não queremos desfocar o nosso trabalho, que é 100% aviação", afirmou. Questionado sobre a crise no mercado do petróleo, José Mario Caprioli disse que ela poderá interferir nas tarifas. "Estamos preocupados com essa situação, se essa crise continuar, ela deve se refletir em médio a longo prazo nas tarifas". "Mas mesmo com uma possível mudança no cenário econômico, e com a revisão da frota que fizemos, continuamos com nossa meta de faturamento de R$1,3 bilhão", finalizou.