Aeroporto de Dourados-MS vai ampliar capacidade

06/06/2011 - Correio do Estado

O aeroporto municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados-MS, deverá receber melhorias nas próximas semanas. Serão liberados recursos de convênios pleiteados pela Prefeitura de Dourados ao governo federal, através da Infraero e do Ministério da Aeronáutica, para investimentos no local.

A primeira verba é de pouco mais de R$ 5,4 milhões, destinada a obras na pista de pouso e decolagem. O objetivo é aumentar a capacidade de impacto (pavimento mais grosso) para permitir a utilização por aeronaves de maior porte. Esse valor é acrescido ainda de cerca de R$ 800 mil, de contrapartida do governo do Estado.

Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araújo, avaliação técnica mostra que a pista atual suporta até 28 toneladas de impacto, o que é suficiente para atender as aeronaves em operação. Mas, dentro do projeto do prefeito Murilo Zauith de preparar Dourados para grandes investimentos, esse serviço é fundamental.

Outro investimento, cujo recurso também foi solicitado, é para implantação do sistema de aproximação por instrumento, via satélite. São equipamentos que permitem aos comandantes das aeronaves fazer pousos e decolagem independente das condições de visibilidade. Hoje essa operação é feita no visual.

Além dessas melhorias, também está em projeto a construção de uma nova sala no terminal de embarque e desembarque. O secretário informou que a estrutura física atual é pequena e, pelos estudos realizados através da prefeitura, a reforma não seria suficiente.

Mas a prefeitura, com recursos próprios, tem realizado vários outros serviços no aeroporto, adequando às normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Entre as ações estão a extensão da rede de energia para o prédio do Corpo de Bombeiros e revisão de todas as luminárias de balizamento e sinalização horizontal e vertical, com indicações necessárias tanto para pilotos quanto para usuários.