Avianca quer aeroportos

03/06/2011 - Correio Braziliense, Ullisses Campbell


São Paulo — A dona da Avianca está interessada em administrar aeroportos no Brasil. A decisão do governo de repassar o controle acionário dos maiores terminais do país — Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão — para o setor privado foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, de ela ser alertada sobre um possível colapso do setor durante a Copa de 2014. “Aeroporto é um assunto que interessa para o grupo”, disse José Efromovich, presidente da Avianca Brasil.

Segundo ele, a Avianca tem experiência no assunto. Na Colômbia, o grupo opera alguns terminais, incluindo a ala doméstica de Bogotá. “Temos interesse e estamos esperando para saber como será o processo de concessão”, ressaltou. Ele anunciou ontem que a Avianca investirá US$ 1,5 bilhão (R$ 2,4 bilhões) até 2016 para ampliar as suas operações e atender a demanda do mercado nacional. O grupo investiu parte desse dinheiro na compra de 15 Airbus A318, considerados referências na aviação comercial. Os dois primeiros já estão em operação e, até o fim de agosto, outros três jatos estarão voando, o que representará ampliação de 32% na oferta de assentos da companhia em relação a 2010. Os outros A318 serão incorporados à frota em 2012 e 2013.

A Avianca anunciou que vai instalar até o mês que vem três novas bases: em Ilhéus (BA), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Com isso, passará a atender seis estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, além da Paraíba e Rio Grande do Norte.