Infraero e Anac querem certificar aeroportos brasileiros antes da Copa

21/06/2011 - G1 , Por Fábio Amato


Certificado garante que aeroporto cumpre requisitos internacionais. Guarulhos é o primeiro aeroporto da América do Sul a conseguir a outorga.

A Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informaram nesta terça-feira (21) que devem ser concluídos antes da Copa de 2014 os processos de certificação de todos os aeroportos brasileiros com movimento anual superior a 1 milhão de passageiros.

A certificação atesta que um aeroporto cumpre com requisitos internacionais de segurança exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Estes requisitos vão desde o nível de atrito da pista de pouso e decolagem até a manutenção de equipamentos como elevadores e escadas rolantes.

O aeroporto internacional de Guarulhos foi o primeiro da América Latina a receber a certificação. A entrega oficial aconteceu nesta terça-feira, na Anac, em Brasília.

A adoção dos requisitos internacionais de segurança é exigida pela OACI desde 2001. Como membro da organização, o Brasil deve seguir a determinação.

O país, porém, só começou a trabalhar no processo de certificação em 2003. E ele só foi concluído agora, com a outorga ao aeroporto de Guarulhos.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Jorge Viegas, 24 aeroportos brasileiros estão em processo de certificação, entre eles Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador, que são cidades-sede de jogos da Copa. O prazo estabelecido para certificá-los é 31 de dezembro de 2013.

Sobre a demora para cumprir a determinação da OACI, Viegas disse que se deve a “uma série de tratativas entre Anac e Infraero.”

“O manual de operações, para ser aprovado, tem que passar por avaliação e análise da Anac. Então, foram muitas interações para que se chegasse num manual de operações maduro e consolidado”, disse.