Ministro autoriza estudo para aeroporto na Região Metropolitana

09/06/2011- Jornal do Comércio RS

Em reunião realizada na manhã de ontem (quarta-feira), em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt deu o aval para o início dos estudos para a construção do Aeroporto da Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Liderados pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, um grupo de cerca de 40 deputados federais e estaduais, prefeitos e empresários gaúchos entregaram um projeto ao ministro que, ao final da reunião, disse ser parceiro para o desafio.

O projeto, cujo estudo de viabilidade técnica deverá ser iniciado em breve pelo Governo do Estado, seria uma alternativa para o já esperado esgotamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital.

"Não é um projeto para ser concluído amanhã ou daqui a um ano, mas achamos que precisamos iniciar essa caminhada agora. E toda a caminhada precisa que se dê os primeiros passos, que é o que fizemos hoje", avaliou Beto, após explicar detalhadamente a ideia proposta pelo grupo presente na audiência.

O Governo do Estado assumirá o estudo de viabilidade técnica e econômica. A área indicada para o novo aeroporto, com 1600 hectares, fica localizada entre Portão e Nova Santa Rita, ao lado das BRs 448 e 386, o que torna a proposta, segundo Beto, "uma alternativa de futuro concreto". 

Na ocasião, os prefeitos dos municípios se comprometeram a decretar a área de utilidade pública - passo essencial para possíveis desapropriações futuras - e a auxiliar nos levantamentos topográficos.

Beto explicou que, depois de concluído esse estudo e se for comprovada a viabilidade de construção no local, o Governo passará para a fase seguinte que será de formatação do projeto e busca de recursos. "Poderá ser um aeroporto público, poderá ser privado ou ainda uma parceria público-privada. Este é um aeroporto que interessa à Infraero", garantiu.

O secretário disse, ainda, que nesse momento o foco é esgotar todas as negociações para mostrar que é possível a construção, como determina o 5º Comando Aéreo e o Departamento de Engenharia da Aeronáutica, sem colidir com qualquer movimento para outros aeroportos. 

Beto informou que já na sexta-feira terá reunião no Departamento Aeroportuário do Estado, com as prefeituras de Nova Santa Rita e Portão para dar início aos estudos o mais rápido possível. "Foi uma reunião muito positiva. É hora de pensar no futuro", concluiu o secretário.