Um voo inspirador

14/06/2011 - ZERO HORA, FERNANDA ZAFFARI 

Os benefícios imediatos são apenas o que há de mais palpável na conexão aérea direta entre Porto Alegre e Lisboa, inaugurada no domingo pela TAP. As vantagens mais diretas propiciam o estreitamento de laços entre empreendedores e o fortalecimento do dinamismo do turismo externo, um dos setores que mais tiram proveito do ciclo de prosperidade da economia brasileira. Os significados da iniciativa da empresa portuguesa são bem mais amplos, por representarem a possibilidade de ações inovadoras de todas as áreas que dão suporte aos vínculos comerciais ou afetivos dos gaúchos com suas origens europeias.

É elogiável a visão empresarial da TAP, no sentido de reconhecer o Rio Grande do Sul como mercado merecedor de uma linha especial que estabelece uma ligação direta não só com Portugal, mas com a Europa. Atenua-se assim, por uma atitude que já nasce vitoriosa, a visão de que Estados meridionais não merecem tratamento diferenciado, por se localizarem em extremos, distantes geográfica, política e economicamente dos centros de decisão. Esse, aliás, é também o estigma enfrentado por Portugal, historicamente visto quase que como um apêndice da Europa.

O êxito da iniciativa, comprovado pela lista de espera por passagens, que se formou antes mesmo do voo inaugural, é a comprovação de que a companhia tomou uma decisão arrojada e acertada. O Rio Grande do Sul é a quarta economia brasileira, um Estado com vocação exportadora e sede de empresas que há muitos anos transformaram suas marcas em grifes internacionais. Para quem mantém e busca ampliar interesses comuns com os europeus, a nova conexão representa, no curto prazo, conforto e economia, e, no médio e no longo prazos, a potencialização de oportunidades.

Ressalte-se ainda que também os vizinhos catarinenses e igualmente os do Cone Sul, em especial argentinos e uruguaios, se beneficiam da rota. A ideia pioneira da TAP pode inspirar outras ações, para que o Rio Grande do Sul seja contemplado com linhas diretas, hoje ainda escassas, com países da América Latina, só acessíveis para os gaúchos depois de penosas e demoradas triangulações em outras capitais. Que o voo da TAP não seja um marco somente para a aviação e se transforme em exemplo de ousadia para outras áreas.


ZERO HORA
14 de junho de 2011
ROTA DO DESCOBRIMENTO
Voo direto chega a Lisboa
Da cabine do A330 da TAP, o olhar da viagem que aproxima a Europa do RS

Foi um descobrimento ao inverso. Desembarcar no primeiro voo direto de Porto Alegre na Europa já seria o feito. Porém desembarcar em Lisboa (de onde zarparam os descobridores portugueses) e avistar, direto da cabine de comando do A330 da TAP, a costa de onde eles partiram, foi diferente.

Pousei em Lisboa em uma poltrona da cabine. Gentileza do comandante Luis Esteves, que só não permitiu imagens do local. Seguia as restrições de legislação e transportava 264 passageiros, lotação quase total, apenas quatro poltronas da classe executiva não estavam ocupadas.

– Foi um voo tranquilo, como deve ser – justificou ele, no pouso suave, depois de 10 horas a 20 minutos de viagem.

Esteves é chefe de frota longa, foi escalado especialmente para este primeiro voo e veio outras vezes a Porto Alegre, alinhavando os ajustes operacionais para a estreia da rota. Está feliz com os resultados e apenas deseja que a anunciada reforma da pista seja realizada para poderem operar com uma aeronave maior. Sobre Porto Alegre, ele pareceu bem familiarizado:

– É bonito ali na Calçada da Fama – elogiou as imediações das ruas Padre Chagas e Fernando Gomes.

Mais de 20 anos de TAP, Esteves mirou o avião na pista, acompanhou os comandos eletrônicos de aproximação, passou orientações para seu copiloto, sempre em inglês, e pousou tranquilo.

O voo teve como viajante mais ilustre Luis Felipe Scolari, nos ares para rever Dona Olga e os dois filhos, que ainda moram em Portugal, mesmo depois de ter assumido o Palmeiras.

– Um já vai ficar, ele se casa em agosto – revelou o técnico.

O técnico não era convidado da companhia, comprou passagem. Há dois meses, pesquisando na internet, descobriu o voo e viu a coincidência de estar no Beira-Rio no mesmo dia. Aproveitou que só joga novamente no outro fim de semana:

– Só consegui viajar porque o voo era direto. Se fosse a São Paulo, não teria como.

Com a viagem concluída, os gaúchos, maioria entre os passageiros, chegaram em data especialíssima a Lisboa.

Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio. Fernando de Bulhões, nome de batismo, nasceu em Lisboa, numa casa em Alfama, hoje transformada em uma pequena capela. A segunda-feira foi de comércio fechado, devido ao feriado municipal. Junho é mês de festas, dia 10 foi celebrado o dia de Portugal e suas colônias, aí sim feriado nacional.

Por isso, o lugar para se estar neste dia de Santo Antônio era o bairro de Alfama.

E, para não deixar dúvida sobre a importância do dia 13 de junho, seja pelos ares ou por terra, foi em 13 de junho que nasceu Fernando Pessoa.

Desembarque em dia de santo