País tem nove LET autorizados a voar

14/07/2011 - O Globo, Catarina Alencastro

Avião que caiu tinha manutenção e licenças em dia, diz Anac

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que há 16 aeronaves do tipo LET-410, como a do acidente em Pernambuco, registradas no órgão. Mas nem todas estão operando. Com a queda do bimotor da Noar Linhas Aéreas, na manhã de ontem em Recife, agora são 15 aviões desse modelo no Brasil, dos quais apenas nove estão autorizados a voar, ou seja, com licenças e registros em dia. A aeronave LET-41 o é de fabricação tcheca e pode comportar até 19 passageiros. A Anac não informou ontem a que companhias pertencem esses aviões.

Outras duas dessas aeronaves são novas e nunca voaram, mas se encontram em processo de registro, que é uma espécie de emplacamento do avião. As demais estão com o Certificado de Navegabilidade suspenso e, portanto, não podem sair do chão enquanto a situação não for regularizada.

Com relação ao avião que caiu, a Anac informou que a manutenção da aeronave estava em dia, bem como a certificação de aeronavegabilidade. Além disso, todos os tramites para a realização do voo tinham sido obedecidos. Com relação aos pilotos (um comandante e um copiloto), a habilitação de ambos estava válida e o certificado de capacitação física, renovado anualmente, em dia.