Aeroporto de Uberlândia vai passar por expansão

24/09/2011 - O Estado de Minas

Obras devem começar no próximo ano, segundo acordo feito entre Infraero e políticos da região

O Triângulo Mineiro entra na rota para a Copa-2014. Acordo firmado entre políticos da região e a Infraero garante o início das obras de ampliação do aeroporto de Uberlândia para o próximo ano. Segunda maior unidade do estado, o terminal deve ter a capacidade de passageiros, já saturada, mais que dobrada, passando dos atuais 900 mil passageiros/ano para 2 milhões depois de concluída a construção da nova estrutura.

Até sexta-feira, a Infraero deve entregar aos deputados um estudo detalhando os investimentos necessário para as intervenções. Os valores da reforma devem ser incluídos no Plano Plurianual (PPA) 2011-2015. O atual terminal do aeroporto deve ser adaptado para cargas e o novo receberá os passageiros. Além disso, a pista de pouso deve ser ampliada em 400 metros, passando dos atuais 1,9 mil metros para 2,3 mil metros e possibilitando que as maiores aeronaves em operação no país desembarquem na cidade. Atualmente, o maior modelo habilitado para decolar de Uberlândia é o Boeing 737.

Moderno, o projeto prevê rampas de acesso para embarque e desembarque. "Nossa ideia é que Uberlândia seja um dos principais polos de carga do país", afirma o deputado federal Gilmar Machado (PT), que participou de audiência pública com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. Além disso, a cidade também é uma das candidatas a receber seleções de futebol para os treinamentos às vésperas da Copa-2014.

Em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou a primeira fase da reforma do aeroporto. À época, foram investidos R$ 10 milhões para ampliar a capacidade do terminal e a pista foi estendida em 400 metros. Também foi adquirido sistema ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumento) para permitir a chegada de aeronaves mesmo em condições de visibilidade zero. O equipamento está em fase de testes.

Atualmente, o aeroporto é o segundo mais movimentado do estado, inclusive à frente do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha. De janeiro a junho, o terminal de Uberlândia recebeu 416 mil passageiros, enquanto na Pampulha os embarques e desembarques somaram 377 mil. Se comparado o total de passageiros dos seis primeiros meses de 2007 com o mesmo período deste ano, constata-se crescimento de 61,24% no volume.

Segundo a Infraero, o movimento de aeronaves e passageiros tem apresentado um expressivo crescimento nos últimos anos. Em 2004, o aeroporto de Uberlândia registrou um acréscimo superior a 150% no número de passageiros e atingiu a marca de 53.335 embarques/desembarques em julho de 2005, o que consolidou como o principal aeroporto do interior de Minas Gerais e o vigésimo quinto em termos de movimentação de passageiros.