O Estado de S.Paulo
Aeroporto de Florianópolis ganha terminal
13 de setembro de 2011
Nataly Costa - O Estado de S.Paulo

O Aeroporto de Florianópolis vai ganhar um novo terminal até 2013 que ampliará a capacidade em até 2,6 milhões de passageiros - a mesma quantidade de pessoas que passam pelo aeroporto por ano. O edital foi lançado na sexta pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o resultado da empresa que vai construir a nova ala sai em um mês. A estatal permitiu a participação de consórcios estrangeiros na obra com custo de R$ 190 milhões.

A Infraero diz que a primeira etapa do novo terminal fica pronta daqui a dois anos, e a obra inteira em 2014. Atualmente, a capacidade do aeroporto é de 4,1 milhões de passageiros por ano. O aeroporto de Florianópolis é conhecido por ter sido o primeiro do Brasil a ter um Módulo Operacional Provisório (MOP) - o famoso "puxadinho" - em 2009. A Infraero vai manter o MOP e usá-lo para a aviação executiva e os voos fretados domésticos.

A Infraero começou ontem as obras nas pistas do Aeroporto de Londrina, que vão ficar interditadas de 0h às 6h nos dias de semana e de 19h de sábado às 11h de domingo até março de 2012. A reforma vai custar R$ 6,77 milhões e envolve o recapeamento da pista e a implantação de ranhuras para melhor escoamento da água da chuva e aderência dos trens de pouso dos aviões.

Já as obras na pista do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, que causaram polêmica porque iriam fechar o aeroporto durante boa parte do fim de semana, vão começar na próxima segunda. A ideia inicial da Infraero era interditar a movimentação de aviões entre 3h30 e 6h de segunda a quinta-feira e das 14h do sábado às 12h do domingo. Por causa da pressão do setor turístico local e do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), as obras vão ocorrer de segunda a sábado, da 0h15 às 6h15, e das 20h15 de sábado até as 12h15 de domingo. A previsão de término é de nove meses.