Panrotas
Publicada em 2/9/2011 16:18:00
Aeroporto de Vitória da Conquista (BA) pode perder voos

Obstáculos no entorno do Aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia, podem provocar o rebaixamento da categoria do terminal para nível 2 e impedir a operação de jatos no local. A adequação é uma exigência da Portaria 256, emitida pelo Comando da Aeronáutica.

Para evitar que isso aconteça estiveram reunidos ontem (quinta-feira, dia 1º) o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Jorge Alberto Vianna, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o secretário de Meio Ambiente, Valdemir Dias, o assessor de Tráfego Aéreo do Cindacta 3, José William Ferreira Lima, e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Jorge Viegas.

Após o debate sobre as possíveis soluções para o terminal, o prefeito Menezes assumiu o compromisso de elaborar com sua equipe um plano para remoção dos obstáculos com ações a curto e longo prazo.

“Ficou definido que o plano será feito pela prefeitura, que tem até 15 de setembro para apresentá-lo para análise na Anac, e regulamentação no Decea. Esperamos que o plano seja aprovado e que consigamos manter as atividades com jatos, sem prejuízo aos usuários e as empresas que operam no local”, disse Vianna.

Atualmente, Trip e Passaredo operam voos regulares a partir do aeroporto. No entanto, apenas Passaredo com jatos E-145. Entre os obstáculos encontrados na cabeceira da pista está a existência de torres de antena para celular, postos de combustíveis, depósito de lixo e outras construções.

Savia Reis