Aeroporto de Angra dos Reis será reformado e ampliado

06/10/2011 - O Globo - Paulo Roberto Araújo

ANGRA DOS REIS - Os governos federal e estadual vão investir R$ 12 milhões nas obras de reforma geral do Aeroporto de Angra dos Reis. Os recursos serão liberados ainda neste ano. A informação foi dada pelo ex-prefeito da cidade, o deputado federal Fernando Jordão (PMDB-RJ), depois do encontro do parlamentar com o secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Oliveira.

Segundo Jordão, o aeroporto foi incluído no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos - PROFFA. Os recursos (70% do PROFFA e 30% do estado) serão usados na ampliação da pista de pouso e construção do novo pátio de aeronaves, que dobrará de tamanho, construção de novas cercas de proteção na área operacional.

Com a reforma, o aeroporto terá ainda balizamento noturno e estações de telecomunicações aeronáuticas e de meteorologia. Também será construído um terminal de apoio marítimo que atenderá embarcações de hotéis e residências da região, permitindo conexão direta com o terminal de passageiros do aeroporto.

Ainda segundo Jordão, não foi difícil incluir Angra no Programa.

-- Argumentamos que a existência das usinas nucleares precisa ser levada em consideração, assim como o potencial do setor turístico dos municípios -- explicou.

A conclusão das obras do aeroporto de Angra dos Reis está prevista para acontecerem setembro de 2012.