Viracopos pode receber superjumbo A380

30/09/2011 - Webtranspo

Aeronave tem capacidade para 800 passageiros

Avião será operado na rota São Paulo-Dubai.As pistas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, podem receber o superjato A380, da Airbus, com capacidade para 800 passageiros. Esta possibilidade existe porque a companhia aérea Emirates possui autorização para aterrissar em Guarulhos, no entanto para a realização de voos, a Infraero exige que haja duas rotas alternativas ao terminal de Cumbica, e uma dessas seria Viracopos.

Apesar do nome do aeroporto campineiro surgir com força, assim como o do Galeão, no Rio de Janeiro, não há nada confirmado. Além disso, ainda que aconteça a liberação desses, não significa que as operações com A380 serão imediatamente implantadas. Assim não há uma previsão para que a rota São Paulo-Dubai (no Emirados Árabes Unidos) seja realizada com o superjumbo.

A companhia ainda estuda a implantação deste novo jumbo no País, principalmente sua viabilidade econômica. Somado a este fator, a empresa ainda necessita que outras aeronaves do modelo sejam entregues, uma vez que as 15 que possui já estão em operação em outras rotas. A perspectiva é que até o fim de 2019, a Emirates receba mais 75 unidades do modelo.

Atualmente, as taxas de ocupação dos voos para Dubai são de 80%, número avaliado positivamente por Ralf Aasmann, diretor-geral da companhia aérea no Brasil. Contudo, o número de passageiros com destino final para os Emirados Árabes Unidos é de apenas 10%.

Para fomentar o turismo para o país, a empresa lançou uma promoção na qual os brasileiros podem fazer escala em Dubai, sem custo adicional, com o hotel a U$ 39 por noite, outra vantagem são descontos em lojas parceiras. “Dubai, apesar de ser um destino de luxo, também é um destino acessível, lembrando que a cidade tem cinco unidades da rede Ibis, por exemplo. Quem vai a Dubai não precisa ficar em um hotel de US$ 2 mil a US$ 3 mil por noite” afirma Aasmann. Os preços de São Paulo-Dubai são de, inicialmente, U$ 1.800.

Tags:aeroporto internacional de viracopos a380 airbus emirados árabes unidos emirates superjumbo