Aeroporto da Zona da Mata é inaugurado

21/11/2011 - Webtranspo

Terminal visa atender ao polo de Juiz de Fora -

Terminal recebeu investimento de R$ 92 milhões.Foi inaugurado de forma oficial por Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais, neste fim de semana, o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata mineira. O terminal faz parte da estratégia do Estado em fortalecer e ampliar a sua malha aeroportuária.

“Alguns países se desenvolveram somente por causa do aeroporto. Posso citar Cingapura e Dubai. São nações que avançaram muito pela presença portuária e aeroportuária. Minas Gerais, em razão na nossa história e geografia, não é banhado pelo mar. Por isso temos que investir em bons aeroportos, que tenham capacidade de exportação e importação de carga. E esse tem essa vocação. Já temos hoje uma política fiscal que é competitiva. A própria cidade de Juiz de Fora (que fica a 30 quilômetros do terminal) felizmente, nos últimos dois anos, tem recebido muitos investimentos e tenho certeza que estamos entrando agora em um círculo virtuoso de desenvolvimento. E esse aeroporto é uma âncora, uma das bases dessa infraestrutura”, declarou o governador.

O aeroporto, que conta com a segunda maior pista do Estado (2.530 metros), recebeu um investimento de R$ 92,7 milhões. Atualmente, o terminal já está operando com voos realizados pela Azul Linhas Aéreas.

O Itamar Franco também foi elogiado por Custódio Mattos, prefeito de Juiz de Fora. “O êxito desse aeroporto pode ser medido de imediato: mais de 12 mil passageiros transportados em três meses iniciais (as operações começaram em agosto), taxa de ocupação média de 80% nos voos. E isso, para uma estrutura concebida principalmente para carga e logística. Ninguém tenha dúvida que esse terminal mudará a face econômica de nossa região. Não apenas pela sua importância própria, mas porque sua inauguração é parte de uma política regional do Governo de Minas”, disse.

Além de receber de forma oficial o aeroporto, os moradores da região ganharão uma estrada em melhores condições, pois o governo anunciou que realizará trabalhos na pavimentação dos quase 25,2 quilômetros da MG-353, que ligam o terminal à BR-040. As obras fazem parte do programa Caminhos de Minas e devem ser iniciadas no ano que vem.

Em agosto deste ano, a Multiterminais Alfandegados do Brasil, que opera o porto seco de Juiz de Fora, assumiu concessão do terminal. A companhia realiza os serviços de apoio logístico, atração e distribuição de cargas, administração, conservação e operação. A empresa ainda custeou as obras adequação civil e adquiriu equipamentos para o funcionamento do aeroporto.

Tão logo seja internacionalizado, o que com certeza ocorrerá brevemente, completaremos a multimodalidade da logística regional, que já conta com malha rodoviária e ferroviária. Com isso, Juiz de Fora e a região da Zona da Mata de Minas Gerais tornarão disponível a quem quiser aqui se instalar uma completa logística multimodal. A parceria neste aeroporto concretizada entre o Governo de Minas Gerais e a Multiterminais é exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem caminhar lado a lado, produzindo benefícios para a economia nacional e, particularmente, para as comunidades locais”, afirmou Ricardo Vegas, presidente da empresa.