Aeroporto ficará maior

17/11/2011 - Zero Hora

Vinte balcões de check-in serão abertos em dezembro no Salgado Filho

Na primeira quinzena de dezembro, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, terá mais uma sala de embarque para 280 pessoas no terminal 1. A nova área terá 20 check-ins compartilhados entre as companhias aéreas, três aparelhos de raio X e esteira de bagagem.


Conforme a Infraero, administradora do aeroporto, com a nova área, a capacidade do terminal 1 passará de 5 milhões para 6,5 milhões de passageiros por ano. Somado à capacidade do terminal 2 (antigo aeroporto), daqui um ano o Salgado Filho terá condições de receber 8 milhões de usuários.

Chamado de módulo operacional, o anexo de 1,5 mil m2 ocupa uma área ociosa no segundo pavimento (andar do embarque), à esquerda de quem entra no terminal. O investimento da Infraero chegou a R$ 4,17 milhões.

– Ainda em novembro, faremos operações assistidas para quando chegar a alta temporada já estarmos em pleno funcionamento – afirmou Jorge Herdina, superintendente do aeroporto, durante visita às novas instalações.

Até o fim do ano, também devem ser finalizadas reformas de infraestrutura do terminal 2, que incluem ampliação da sala de desembarque, climatização do saguão e recuperação da fachada e do telhado.

Herdina garante que a partir da metade de 2012 devem começar a reforma do pátio de aeronaves e a extensão da pista. Para a ampliação, a revisão do projeto está sendo feita pelo Exército e o andamento da obra ainda depende da desocupação das vilas Dique, Nazaré e parte do Jardim Floresta, acrescentou o superintendente.