Aeroporto: Inauguração do módulo sem data

04/11/2011 - Gazeta Digital - MT

LAÍS COSTA MARQUES
DA REDAÇÃO

Conclusão da obra do Módulo de Operação Provisório (MOP) do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, será feita até final do ano, mas a inauguração ainda não tem data definida. Entrave para o fechamento está na instalação das esteiras.

Conforme explica o secretário extraordinário de logística intermodal de transportes, Francisco Vuolo, a execução da obra está dentro do cronograma, único detalhe a ser acertado é com relação as esteiras, que foram compradas pela Infraero e que estaria dependendo dos fornecedores. “Estrutura interna, como esteira, ficou a cargo da Infraero e eles estão negociando para que seja instalada até o final deste mês”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a conclusão das obras até o final de novembro, mas não estipulou uma data para que o Mop inicie a operação no Marechal Rondon.

Alternativa - O aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis, está recebendo investimento de R$ 8 milhões em infraestrutura, como aumento da pista. Após as obras, a pista estará apta a receber aeronaves com até 150 passageiros, sendo que atualmente é possível pousar aviões de até 80 lugares. Secretário Francisco Vuolo explica que a ampliação do aeroporto de Rondonópolis faz parte do projeto de transformá- lo em alternativa para pouso do Marechal Rondon.

Além da pista, Maestro Marinho vai precisar de outras obras e investimentos, para estruturar os terminais e também adquirir equipamentos de segurança. De acordo com Vuolo, a transformação de Rondonópolis em opção em casos de problemas para aterrissagem em Cuiabá, depende também da estrutura da cidade, com hotéis e restaurantes e do interesse de companhias aéreas em operar, que substituiria Campo Grande e Goiânia, atuais alternativas.