Volume de passageiros no setor aéreo descola do crescimento do PIB

24/11/2011 - Valor

Por Samantha Maia

SÃO PAULO – O crescimento do número de pessoas que viajam de avião no país tem descolado da evolução do Produto Interno Bruto (PIB), parâmetro utilizado para prever a expansão da aviação comercial brasileira. De janeiro a outubro deste ano, embarques e desembarques cresceram 16,7% em relação ao mesmo período de 2010, mantendo a tendência de alta, enquanto a previsão de aumento do PIB é de cerca de 3%, bem abaixo dos 7,5% do ano passado.

A estimativa é de que neste ano 8,7 milhões de pessoas tenham viajado pela primeira vez de avião, o que significa 41% do crescimento registrado até outubro, em relação ao ano passado. O país já é o quarto colocado no mundo em números de embarques.

Para Walter Américo Souza, superintendente de planejamento aeroportuário e de operações da Infraero, o forte ritmo de crescimento do volume de passageiros, mesmo com um PIB menor, desafia o setor a buscar outros parâmetros para seu planejamento. “O aumento de passageiros no setor aéreo descolou do PIB e nos últimos três anos o crescimento foi maior, o que exigiu, por exemplo, o uso de módulos operacionais provisórios na expansão dos aeroportos”, diz Souza, que participou nesta quinta-feira  do Expo Airport 2011, em São Paulo.

A Região Metropolitana de São Paulo deverá registrar um dos maiores crescimentos em volume de passageiros nos próximos anos, segundo estimativa da Infraero. Os planos de investimento da empresa preveem demanda de 67 milhões de passageiros na região em 2014 e de 142 milhões em 2029.

(Samantha Maia)