Aeroporto do Galeão




30/11/2011 - Blog Antolog

Nesta foto, de autoria de Gilson Costa, enviada pelo colaborador Gláucio, sem a indicação de sua data, e que faz parte do acervo do IBGE, vemos a fachada do Aeroporto do Galeão, localizado na Ilha do Governador, a aproximadamente 20 km do centro. 

"A história do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, como base de antiga aviação naval, começa em 1924 com a instalação da escola de aviação. (...) 

A partir de 1945, o Galeão passou a ser, oficialmente, Aeroporto Internacional, uma vez que os antigos Hidroaviões da Pan American e da Condor, além de outras companhias, foram pouco a pouco substituídos nas rotas internacionais por aviões maiores, dotados de rodas, que precisavam de pistas em terra para pouso e decolagem. (...) 

A recepção continuou precária até 1950, quando o local para embarque e desembarque transferiu-se para o ouro lado da base, onde hoje funcionam escritórios de companhias cargueiras. Esse terminal, com diversas ampliações ao longo dos anos, foi substituído pelo atual Terminal 1, que agregou o que de mais atual havia na época de sua inauguração, em 20 de janeiro de 1977. (...)"

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Internacional_do_Rio_de_Janeiro_Tom_Jobim/G