Aracati - CE

Obras do aeroporto de Aracati estão 97,35% concluídas
30/12/2011 - O Povo

LITORAL LESTE

A partir do próximo ano, entrará em funcionamento o aeroporto de Aracati. O equipamento está com a pista de pouso e decolagens e o pátio de taxiamento de aeronaves prontos. O terminal de passageiros tem 97,35% das obras concluídas. O objetivo é integrar o estado, para o incremento do turismo interno, externo e de negócios.



Aeroporto de Aracati incrementará o turismo no Litoral Leste
29/12/2011 - O Povo - CE

A partir de 2012, o Ceará contará com o aeroporto de Aracati para realizar voos regulares. O novo equipamento, além de integrar as regiões cearenses, contribuirá para o incremento do turismo interno, externo e de negócios. Segundo informações do Governo do Estado, o aeroporto está com a pista de pouso e decolagens, e o pátio de taxiamento de aeronaves prontos. O terminal de passageiros tem 97,35% das obras concluídas.

Por solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no final da primeira quinzena de dezembro, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) acompanhou um engenheiro e dois técnicos para realizar o teste de coeficiente de atrito. O objetivo é definir requisitos de atrito e de textura superficial para pavimentos de pistas de pouso e decolagem resistentes às derrapagens, e estabelecer procedimentos para o acompanhamento contínuo da evolução (monitoramento) de tais requisitos, visando à implementação de medidas preventivas e corretivas que assegurem às pistas níveis de atrito adequados às operações aéreas. De acordo com o assessor aeroportuário, Paulo Edson, a medição é feita com um equipamento chamado Mu-Meter, a uma velocidade de 65 Km/h.

Ele ressalta que outro procedimento importante exigido pela Anac é a macrotextura. O teste avalia a profundidade de textura superficial e a profundidade média do pavimento foi realizado pelos técnicos e será enviado um relatório para a Agência com todas as informações para haja a liberação do aeroporto de Aracati. Uma vez concluído, o aeroporto será o segundo maior do Estado. O equipamento dará uma nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Estado e apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Canoa Quebrada, em Aracati.

Redação O POVO Online