Azul oferecerá TV nos aviões em fevereiro

19/12/2011 - Folha de São Paulo

Jatos terão monitor individual exibindo programas via satélite sem custo adicional

MARIANA BARBOSA

Três anos depois do início de suas operações, a Azul Linhas Aéreas está em processo de homologação de uma antena que permitirá aos passageiros assistir televisão dentro do avião.

Segundo o vice-presidente de operações Miguel Dau, o serviço será gratuito e deve entrar em operação em fevereiro. "Serão 36 canais, ninguém mais vai perder a novela", diz Dau.

Esse serviço de TV já é oferecido pela Jetblue, empresa fundada por David Neeleman nos EUA. O empresário, que também fundou a Azul, prometeu lançar o serviço quando a companhia começou a operar no país.

Problemas técnicos atrasaram a entrada do serviço em operação. Foi preciso desenvolver uma nova antena, mais compacta, para que as aeronaves voando sobre o Brasil pudessem captar sinais de TV via satélite.

"A antena já está pronta", disse Dau. "Na semana passada, um dos nossos aviões Embraer voou para Orlando para fazer os testes de certificação na FAA [autoridade aeronáutica dos EUA]."

Com o aval da FAA, o equipamento terá de ser certificado também pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas não serão necessários mais testes porque existe um convênio entre os dois órgãos.

As antenas serão instaladas nos 38 jatos Embraer da Azul ao longo de janeiro. Todos os aviões terão monitores individuais, de 16x9 polegadas. Os demais jatos da frota da Azul, 11 turboélices ATRs, não terão o equipamento.

Com base operacional em Campinas, a Azul voa para 42 destinos no país e detém quase 10% do mercado doméstico nacional.

DIVERSÃO EM VOO

TAM e Gol também entraram na era do entretenimento de bordo de alta tecnologia, mas cada uma optou por um caminho distinto.

A TAM oferece telefonia celular. O serviço já está disponível em 18 aviões da companhia, mas o consumidor paga "roaming" para a operadora como se estivesse no exterior. Até meados de 2012, o serviço será oferecido também em voos internacionais.

A Gol optou por oferecer um pacote de conteúdo que pode ser acessado gratuitamente do equipamento do próprio passageiro (notebook, tablet ou celular), desde que tenha conexão Wi-Fi. O serviço não dá acesso à internet. O conteúdo é gravado, mas é atualizado pelo menos uma vez ao dia. É possível ver programas e seriados de TV, jogar videogames, ouvir música e ler artigos de jornais e revistas selecionados.