Embraer faz voo inaugural em São Paulo

08/12/2011 - Webtranspo

Aeronave foi encomendada pelo governo indiano

A Embraer realizou nesta terça-feira, 6 de dezembro, na sua sede, em São José dos Campos (SP), o voo inaugural da primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) encomendada pelo governo indiano.

“Este voo conclui mais uma fase importante desse programa e inicia a campanha de testes em voo. Estamos caminhando para entregar a primeira aeronave durante o primeiro semestre de 2012.”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, vice-presidente sênior de Operações & COO da empresa para o setor de Defesa e Segurança. Além dessa, outras duas aeronaves da linha serão enviadas para a Índia, visto que a Embraer possui forte presença no mercado daquele país.

Derivado do ERJ 145, o EMB 145 AEW&C conta com um sistema de reabastecimento em voo, comunicação por satélite, aumento significativo na capacidade de geração elétrica e refrigeração, e um amplo conjunto de modificações aerodinâmicas e estruturais. A aeronave possui, ainda, capacidade para monitorar o espaço aéreo, controlar o posicionamento de caças em missões de interceptação, inteligência de sinais e vigilância marítima, de fronteira e de Zonas Econômicas Exclusivas.

Dez unidades do EMB 145 AEW&C já estão presentes em três forças aéreas ao redor do mundo. A FAB (Força Aérea Brasileira) opera cinco delas no SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia). Outra está no México, com a SEDENA (Secretaría de la Defensa Nacional), e a Força Aérea da Grécia possui quatro jatos que prestam serviço em conjunto com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).