quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Empresa terá de informar distância entre poltronas ao vender bilhete

01/12/2011 - Folha de São Paulo

DE BRASÍLIA - As companhias aéreas terão de fornecer aos consumidores informações sobre a distância entre as poltronas de seus aviões na hora em que vendem os bilhetes. A ideia é promover mais competição no setor e dar ao passageiro mais dados no hora da compra.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, hoje essa informação já existe e deveria ficar visível nas portas dos aviões e nos bilhetes. Trata-se de um selo que classifica o espaço entre as poltronas: A (mais de 73 cm), B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm).

Em entrevista ontem à Folha e ao UOL, Bittencourt disse que agora a divulgação será mais ostensiva.

"Será informado aos usuários o nível de atraso, o nível de cancelamentos que elas [as companhias] têm para que os usuários possam escolher qual é sua opção", disse o ministro.

O dado sobre o espaço de uma poltrona até o encosto da poltrona da frente terá de ser informado de maneira ostensiva no momento da venda do bilhete (em balcões ou na internet) e no check-in. Segundo Bittencourt, a regra estará em vigor em alguns "meses".

Para evitar o costumeiro caos aéreo de final de ano nos aeroportos, o ministro disse o governo ordenou o cancelamento das férias dos funcionários que trabalham em aeroportos neste período de férias.

(FERNANDO RODRIGUES)

Veja vídeo da entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário