Frotas atualizadas – Empresas brasileiras (Dezembro de 2011)

28/12/2011 - Aviação Brasil

A TAM recebeu este mês dois novos Airbus A320-200 e a Trip 2 Embraer 190. A Webjet recebeu o Boeing 737-800NG, ex-Gol, PR-GTI. A Avianca já recebeu os novos Airbus A320 e a Azul novos Embraer 195 e ATR 72-600. A Passaredo tem encomendado ATR 72-600! Puma Air, Meta e Noar não estão operando.

Empresas domésticas:

Azul Linhas Aéreas:
10 Embraer 190 + 52 encomendados
28 Embraer 195
08 ATR 72-200
03 ATR 72-600 + 27 encomendadas e que gradativamente chegarão até 2015, além de 10 opções de compra.
Avianca Brasil:
05 Airbus A318-121 mais 10 encomendados, sendo que 5 chegam em 2012 e 5 em 2013.
03 Airbus A319-115
04 Airbus A320-214.
14 Fokker 100 (MK 28)
Gol Transportes Aéreos
35 Boeing 737-700NG
70 Boeing 737-800NG
Em 2012 mais 4 Boeing 737-800NG SPF; Em 2013  mais 2 Boeing 737-800NG SPF; Em 2014 mais 4 Boeing 737-800NG SPF e em 2015 mais 6 Boeing 737-800NG SPF.
PumaAir (Não está operando)
02 Boeing 737-322
01 Boeing 767-300ER arrendado da VRG para operar a linha de Luanda encomendado.
TAM Linhas Aéreas
28 Airbus A319
87 Airbus A320
09 Airbus A321
20 Airbus A330-200
02 Airbus A340-500
03 Boeing 767-300ER
04 Boeing 777-300ER
Soma-se a este 2 Airbus A319 e 1 Airbus A320 da Pantanal.
Sobre planos futuros da frota TAM:
Em 2012 chegarão 4 Boeing 777-300ER, 1 Airbus A330-200 e 13 Airbus da família A320, além da devolução de dois Airbus A340 e outros 13 Airbus A320, sendo que quatro com vencimento de leasing;
Em 2013 chegarão 2 Boeing 777-300ER, 3 Airbus A330-200 e 5 Airbus da família A320;
Em 2014 chegarão 2 Boeing 777-300ER e 5 Airbus A320.
Em 2015 chegam mais 2 Airbus A330 e 6 Airbus A320.
Entre 2016 e 2018 espera receber 22 Airbus A320neo, 10 aeronaves da família A320 (podendo ser A319, A320 e A321). Existe também encomendados 27 Airbus A350-900.
VRG Transportes Aéreos
08 Boeing 737-700NG
08 Boeing 737-800
Webjet
24 Boeing 737-300
01 Boeing 737-800NG + 8 para entrar na frota até o final de 2012. A expectativa da empresa é substituir toda a frota de Boeing 737-300 por 737-800NG.
Whitejets
01 Airbus A310-300 e 01 A320-200.

Empresas regionais:

Abaeté: 2 Embraer 110
Mais Linhas Aéreas: 02 Fokker 100 encomendados (encontram-se em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM)
MAP Linhas Aéreas: 01 ATR 42-312
Meta (Não está operando): 2 Embraer 120
NHT: 6 Let 410
Noar (Não está operando): 1 Let 410 mais um encomendado.
Passaredo: 14 ERJ 145, além de outro ERJ 145 encomendado e 4 ATR 72-600 encomendados.
Sete: 5 Cessna 208B Caravan e 2 Embraer 120.
Sol: 1 Let 410
Team: 1 Let 410
Trip: 10 ATR 42-300, 9 ATR 42-500, 13 ATR 72-212A (Série 500), 1 ATR 72-212, 2 ATR 72-600, 9 Embraer 175 e 10 Embraer 190. Existem encomendas ainda de outros 15 ATR 72-600, 6 Embraer 170 e 11 Embraer 190.

Empresas cargueiras:

Absa: 3 Boeing 767-300ERF
Air Brasil: 1 Boeing 727-227F, 1 Boeing 727-2M7F (PR-MTJ)
CargoBis: 2 Boeing 757-200F encomendados
Mega: 1 Cessna 208B Caravan
Rio Linhas Aéreas: 7 Boeing 727-200F e 2 Boeing 767-20oF
Sideral: 1 Boeing 737-300F
SP Cargo Air: 1 Boeing 727-200F encomendado
Total: 3 ATR 42-500 e 6 Boeing 727-200F
Varig Log: 1 Boeing 727-200F, 2 Boeing 737-400F e 1 Boeing 757-200F. Deve receber mais um Boeing 737-400F e um 767 Cargueiro ainda em 2011.

Empresas Particulares:

Air Amazônia: 3 Embraer 120RT mais 2 encomendados