SP planeja aeroporto para voos regionais com investimento estrangeiro

06/12/2011 - Valor

SÃO PAULO – O governo de São Paulo planeja uma Parceria Público-Privada (PPP), aberta a capital privado nacional e estrangeiro, para a construção de um novo aeroporto no Estado, em local ainda a ser definido.

Diferentemente dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas), a nova área seria usada apenas para voos executivos e regionais.
De acordo com o vice-governador Guilherme Afif Domingos, o grupo que ganhar a concessão vai ficar responsável também por toda a rede estadual, que soma mais de 30 aeroportos.
“Não seriam voos de grandes jatos. Ele vai servir à aviação regional e bordas como o norte do Paraná e o Triângulo Mineiro. A ideia é articular esse novo aeroporto com outros do interior paulista, que precisam ser melhorados”, afirmou.

As conversas com o governo federal para conseguir a licença de operação, no entanto, ainda não aconteceram.

Segundo o vice-governador, o projeto começará a ser esboçado depois que o processo de privatização dos aeroportos federais em São Paulo terminar – o cronograma inicial previa que os leilões iriam acontecer neste mês, mas acabaram sendo remarcados para janeiro.
O governo de São Paulo acredita que o projeto tem condições de atrair grupos de investidores estrangeiros, mesmo em meio à crise internacional.

“Esse aeroporto tem que ter foco. Não podemos competir com aqueles que têm voos internacionais. Vamos criar uma obra considerada o patinho feio do sistema. Hoje em dia não conseguimos os investimentos por causa da superlotação nos aeroportos atuais. Há muita demanda reprimida no Estado por voos regionais e vamos entrar nesse nicho”, disse o vice-governador. “São setores que se sustentam, onde há interesse do capital estrangeiro, que procura projetos viáveis para entrar, com a crise na zona do euro. Eles entram com a maior parte do dinheiro e investidores nacionais com o conhecimento para realizar a obra.”

Caieiras, Mogi das Cruzes e a região do ABC paulista estão entre os possíveis locais cotados para a construção do novo aeroporto.
Fonte: Valor Online, Por Rodrigo Pedroso