sábado, 31 de dezembro de 2011

Super Tucano da Embraer vence concorrência nos EUA

31/12/2011 - Valor Online

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - O avião de combate leve Super Tucano, fabricado pela Embraer, foi anunciado como vencedor do programa americano LAS (Light Air Support), que prevê a compra de 20 aeronaves para missões de treinamento avançado de pilotos e operações de contrainsurgência no Afeganistão.

A decisão da Força Aérea dos Estados Unidos foi anunciada hoje em comunicado enviado pela Embraer. O contrato, segundo a Embraer, está avaliado em US$ 355 milhões e também inclui o fornecimento de apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços.

A Embraer disputou o fornecimento dos aviões em parceria com a empresa americana Sierra Nevada Corporation, em atendimento à legislação americana, que também exige a instalação de uma linha de fabricação das aeronaves nos EUA. A empresa americana Hawker Beechcraft, que disputou o programa LAS em parceria com a Lockheed Martin, foi desclassificada da concorrência.

Inconformada com a sua eliminação da concorrência, a Hawker Beechcraft divulgou esta semana que iria entrar uma petição no Tribunal de Ações Federais dos EUA, em repúdio à decisão do governo americano de não revisar o protesto da empresa sobre a exclusão da aeronave AT-6 da competição da Usaf.

(Virgínia Silveira| para o Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário