Azul trocará ATR 72-200 pelo 72-700

12/01/2012 - Webtranspo

Empresa aposta no modelo para rotas de 700 Km

Empresa receberá 12 unidades do ATR 72-600 até o fim do ano.

A Azul Linhas Aéreas renovará a sua frota de ATR 72-200 neste ano, a empresa devolverá as aeronaves para a ATR Aircraft, e os substituirá pelos modelos 72-600. As novas aeronaves possuem mais tecnologias embarcadas, a companhia brasileira foi a segunda no mundo a receber esta versão que até o fim do ano terá entrado no lugar dos oito modelos antigos operado atualmente pela Azul.

A empresa arrendou a frota 72-200 inicialmente para operar no território nacional com este tipo de modelo. Os aviões começaram a prestar serviço em março de 2011, na rota entre Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo. O primeiro turboélice a ser devolvido à fabricante é o de matrícula PR-AZT.

A Azul já opera três aviões ATR 72-600, que fizeram sua estreia entre novembro e dezembro do ano passado, estas aeronaves fazem parte de um total de 30 pedidos firmes e dez opções do modelo. A previsão é que a companhia esteja voando com 12 unidades desta versão até o fim de 2012. O contrato entre a fabricante e a empresa, assinado em junho de 2010, pode atingir a cifra de US$ 850 milhões, caso as dez opções de compra sejam confirmadas.

O novo turboélice garante aos passageiros mais tecnologia e conforto com última geração de sistemas eletrônicos de navegação, instrumentos de orientação incorporados em monitores LCD e poltronas de couro dispostas dois a dois.

A empresa continua optando pelo modelo, pois as aeronaves que utilizam hélice se demonstram mais eficazes em percursos de até 700 quilômetros, uma vez que exigem 45% menos manutenção que outros aviões, além de mitigar em 50% o volume de gás carbônico emitido na atmosfera devido ao seu baixo consumo de combustível.