Ceará terá novo aeroporto em 2012

02/01/2012 - Webtranspo

Aracati vai ser o segundo maior do Estado

Pista de aeroporto foi avaliada para a liberação da Anac.A partir deste ano, os cearenses e os viajantes com destino ao Estado terão mais uma opção de Aeroporto com o terminal de Aracati, munícipio do interior do Ceará. A nova estrutura conta com pista de pouso e decolagens e o pátio de taxiamento de aeronaves, já concluídos, além de apresentar o terminal de passageiros com 97,35% dos trabalhos já finalizados.

O aeroporto, que terá voos regulares, recebeu, recentemente, a visita de um engenheiro e dois técnicos designados pelo DER (Departamento Estadual de Rodovias), a pedido da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), para avaliar o coeficiente de atrito da pista de pouso. Esta avaliação teve o intuito de definir qual o índice necessário para evitar derrapagens, bem como estabelecer um procedimento de monitoramento destes requisitos (atrito e textura superficial), tendo em vista a adoção de medidas preventivas e corretivas que assegurem a segurança para aterrisagem e decolagem.

Paulo Edson, assessor aeroportuário, explica que para fazer estes testes é utilizado um equipamento chamado Mu-Meter, a uma velocidade de 65 quilômetros por hora. Outro procedimento realizado foi a analise de macrotextura, que avalia a profundidade de textura superficial e a profundidade média do pavimento. O relatório com os resultados destas avaliações será enviado à Anac para a liberação do terminal.

O novo aeroporto será o segundo maior do Estado e deverá facilitar o turismo no litoral leste do Ceará, principalmente, nas cidades de Beberibe, Icapuí, Fortim e Canoa Quebrada.