Novos voos ampliam turismo em Caxias do Sul (RS)

23/01/2012 - Jornal de Turismo

A Azul Linhas Aéreas iniciou em novembro suas operações no Aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul (RS). Os novos voos ligam a cidade gaúcha à Campinas, no interior de São Paulo. Os reflexos da novidade já começam a ser percebidos por empresas que atendem aos turistas, tanto de lazer quanto negócios. A locação de automóveis é um dos nichos que se beneficiou com a novidade.

Localizada a 130 km de Porto Alegre, no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul preserva a herança cultural e histórica de seus imigrantes italianos. Parreiras, vinícolas, comidas típicas e castelos são alguns dos atrativos da cidade. A franquia da Yes Rent A Car atua na cidade gaúcha há cinco anos. Segundo Cici Nora, responsável pela franquia, a maior parte da demanda vem do turismo de negócios. Mas no período das férias, a busca pelo turismo de lazer ganha reforços: “Em junho e julho, que são períodos frios, o número de turistas costuma crescer, assim como em dezembro, quando as pessoas vêm para o Natal Luz de Gramado”, diz ela.

A Azul está operando com dois voos diários entre Campinas e Caxias do Sul de segunda a sexta-feira e com um vôo aos sábados e domingos. No aeroporto paulista, a empresa disponibiliza conexões para 32 cidades brasileiras como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Natal, Campo Grande, Recife, Salvador e Vitória. Em dois meses, a novidade já apresenta mudanças na demanda turística. “Notamos uma média de 10 a 20% de crescimento com a atuação da Azul e a expectativa é de crescimento ao longo do ano”, afirma Cici.

Para ampliar as possibilidades de negócios, a Yes aposta em parcerias com hotéis e divulgações em mídias locais, como a Revista da Serra Gaúcha. Órgãos de turismo também têm importante papel na orientação dos visitantes, fazendo divulgação em materiais informativos como mapas e guias. Com a chegada da Azul, a Gol perde o monopólio em operações no Aeroporto Hugo Cantergiani e amplia a oferta de voos, possibilitando avanços no turismo gaúcho.