TAM prevê redução maior em sua frota doméstica em 2012

31/01/2012 - Valor

SÃO PAULO - A TAM Linhas Aéreas acaba de anunciar uma revisão para baixo do seu planejamento de frota para 2012. A maior companhia aérea do país vai reduzir sua frota doméstica em sete aviões e não mais quatro, conforme havia divulgado em agosto do ano passado.

Naquela época, a TAM informou que havia desistido de incorporar quatro aviões para voos domésticos neste ano. Agora, está reduzindo sua frota doméstica em mais três unidades. Para a operação no mercado internacional, a TAM vai receber quatro aviões da Boeing, modelo 777, e vai manter um A330 que seria devolvido em 2012.

Com isso, a frota total da companhia vai encerrar o ano com 157 aviões e não mais com 159, conforma havia planejado inicialmente.

Apesar dessa revisão, a TAM informa que vai renovar a frota doméstica em 10%, com a chegada de 13 modelos A320, da Airbus.

A TAM Linhas Aéreas também divulgou, por meio de comunicado, que estima um crescimento entre 8% e 11% na demanda por voos domésticos em 2012, informou há pouco a companhia. A companhia acrescenta que não prevê a abertura de novas rotas neste ano, mas planeja aumentar a produtividade das linhas já existentes.

A TAM projeta, ainda, uma taxa média de ocupação de seus aviões entre 72% e 74% no mercado doméstico. Nos voos internacionais, a empresa estima uma taxa média de aproveitamento das aeronaves entre 83% e 85%. A TAM acrescenta que, em 2011, registrou a melhor taxa de ocupação de sua história nos voos ao exterior, de 81,4%.

(Alberto Komatsu | Valor)