Ampliação de pista do Salgado Filho segue parada

14/02/2012 - Zero Hora

Novo atraso

O mais recente prazo estimado pelo Exército para entregar à Infraero o plano de engenharia para ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho não foi respeitado ontem. Após descumprir o calendário pela sétima vez, a instituição não promete novas datas.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Infraero no Salgado Filho, o projeto não foi apresentado em Porto Alegre ou Brasília. O Exército não atendeu ao pedido de informações da reportagem quanto à situação do estudo e novos prazos para sua conclusão.

Na superintendência da Infraero em Porto Alegre, a opinião corrente é de que o projeto chegará a qualquer momento. As informações são de que estaria no estágio final. A espera se arrasta desde março do ano passado, primeiro prazo para a conclusão do estudo que orientará a extensão da pista de 2,28 mil para 3,2 mil metros.

Embora não estime data limite, Jorge Herdina, superintendente do Salgado Filho, diz que é preciso que o estudo chegue logo para haver tempo de preparar o edital para março. Só assim será possível concluir a expansão em dezembro de 2013.

Não bastasse a corrida contra o relógio, a prefeitura de Porto Alegre começa a se preocupar com a possibilidade de invasão de famílias na área para a construção, de onde foram retiradas no ano passado.

– Esse risco existe, e também por isso estamos preocupados com o início da obra – afirma Urbano Schmitt, secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Capital.