Anac certifica Azul para utilizar o EFB nos jatos Embraer

04/02/2012 - Mercado & Eventos

A Azul é a primeira companhia aérea do país a receber autorização para utilizar integralmente o EFB (Eletronic Flight Bag Class II), equipamento que funciona como uma “central eletrônica de informações”, dispensando o uso de papéis a bordo.

O EFB é uma avançada tecnologia de bordo onde são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções importantes nas operações de vôo.

Os EFBs classe II estão presentes em todos os jatos da companhia, e funcionam como um painel adicional do avião que, ao contrário dos demais EFBs (classe I), permitem eliminar 100% dos papeis a bordo, exceto os guias de referência rápida de voo (QRH).

Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota até o final de 2012.

Larissa D`Almeida