Cidade paulista negocia terminal com investidores

16/03/2012 - O Globo

Obra calculada em R$ 500 milhões poria lbiúna na rota da Copa

Cleide Carvalho
cleide.carvalho@sp.oglobo.com.br

• SÃO PAULO. O município de Ibiúna negocia a instalação de um novo aeroporto em São Paulo. destinado a dividir a demanda de voos comerciais com os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. Segundo o secretário de governo da Prefeitura de Ibiúna. Paulo Niyama. o empreendimento, no valor de RS 500 milhões, está sendo negociado com dois grupos de investidores privados, um americano e um nacional.

— O aeroporto deve ter capacidade para 500 pousos e decolagens diários: receberá voos internacionais e atenderá à demanda da região de Sorocaba. Estamos a 70 quilômetros da capital paulista e a intenção é que as operações possam ser iniciadas até a Copa de 2014— diz Niyama.

Ele disse que as negociações começaram há quatro meses e avançam rapidamente. Em fevereiro passado, um decreto do prefeito Coiti Muramatsu declarou ‘área de utilidade pública para fins de interesse social” 1,515 milhão de metros quadrados. O custo de desapropriação da área é estimado em R$ 70 milhões. Niyama disse que a Agência Nacional de Aviação Civil (Ánac) teria dado sinal verde para a negociação.