Infraero quer construir aeroporto no RS

16/03/2012 - Webtranspo

Aeroporto seria alternativa ao Salgado Filho

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque e o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale estiveram em reunião, em Brasília, ontem (15). O presidente da Infraero anunciou que o Governo Federal tem interesse em executar o projeto Aeroporto 20 de Setembro, na Região Metropolitana, como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O encontro teve como objetivo atualizar informações sobre a ampliação do Salgado Filho, e também de iniciar as tratativas para a construção de um novo aeroporto metropolitano. Porém, a iniciativa de ampliação encontra dificilmente será ampliado, mais de 2 mil, famílias vivem em seu entorno e seria muito complicado remover todas essas pessoas.

"A decisão da Infraero de assumir e antecipar - para no máximo dois anos - o projeto do novo aeroporto proposto pelo Governo do Estado, é uma vitória da aviação gaúcha", disse Beto.

O secretário entregou ao presidente da Infraero documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque). O terreno de 1,6 mil hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento. O titular da Seinfra também pediu a Antonio Gustavo Matos do Vale que seja feita a avaliação do novo aeroporto de Caxias do Sul.