SALGADO FILHO Obra poderá ficar três vezes mais cara

16/03/2012 - ZERO HORA

Projeto de ampliação de pista será alterado para receber aviões de carga

KELLY MATOS
kelly.matos@gruporbs.com.br

O projeto de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho terá de ser readequado. Além de atrasar mais uma vez o cronograma para começo das obras, deverá haverá encarecimento dos custos.

A primeira estimativa da União era de R$ 223 milhões – somados os custos do projeto e da própria ampliação. Durante visita a Brasília ontem, o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, projeta uma elevação significativa do preço da obra.

– Os novos estudos podem triplicar o valor original – avaliou o secretário.

A revisão do projeto, sob condução do Exército, identificou a necessidade de promover adensamento do solo para tornar mais firme a base da nova estrutura. Com isso, a Infraero espera receber o projeto concluído até o fim do mês e planeja, então, lançar o edital de licitação em abril.

– Nós preferimos fazer uma obra mais segura do que tentar adiantar e depois bater em algum obstáculo físico, difícil de superar – explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Caso seja cumprido o cronograma, o governo avalia que as obras possam começar em agosto. Conforme a Infraero, as alterações no terreno são necessárias porque a pista precisa estar em condições de receber aviões de carga.

Nova estimativa
ENTREGA DO PROJETO
- Fim de março
LICITAÇÃO
- Em abril
INÍCIO DAS OBRAS
- Em agosto de 2012