Galeão é o 2° maior aeroporto do Brasil

08/05/2012 - Webtranspo

Terminal carioca ultrapassou Congonhas e Brasília -

O aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), passou a ser o segundo maior do Brasil. Com um aumento de 19,8% no movimento durante o primeiro trimestre, o terminal carioca ultrapassou os aeroportos de Congonhas e Brasília e agora só está atrás de Cumbica, em Guarulhos, no ranking dos maiores do País.

"Com o esgotamento de Guarulhos, tanto do terminal de passageiros quanto das pistas e de pátios, há uma migração natural para outros aeroportos que possam atender às necessidades”, diz Gustavo do Vale, presidente da Infraero.

Nos três primeiros meses do ano, o aeroporto do Galeão recebeu 4,3 milhões de passageiros, quase 500 mil a mais do que Congonhas. Um dos principais motivos pelo crescimento foi a chegada de companhias aéreas estrangeiras ao terminal carioca. Em janeiro, a Emirates Airlines inaugurou o voo Dubai-Rio, com extensão para Buenos Aires. Em quatro meses, a taxa de ocupação já alcançou níveis próximos de 70%, meta definida pela empresa.

Com o crescimento, o Galeão está passando por melhorias. Em julho, será inaugurada a parte nova do terminal 2, que está sendo ampliada. Atualmente, a capacidade total do aeroporto é de 17,4 milhões de passageiros. Um contrato de R$ 153 milhões para a modernização do terminal 1 já foi assinado e as obras devem começar até o fim de maio. Segundo o presidente da Infraero, essa será a reforma mais abrangente do primeiro terminal desde a Eco-92.

"O Galeão ainda tem alguma folga no pátio de aeronaves e opera com duas pistas independentes, mas tem que tomar um banho de loja e precisa dar mais conforto aos passageiros", afirma Jorge Eduardo Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor da Escola Politécnica da USP.

Com informações do Valor Econômico