Ceará fecha este mês voo semanal de Moscou a Fortaleza

14/06/2012 - O Povo

Representantes do Governo do Estado têm reunião marcada dia 28 de junho, em Moscou, para formalizar voo charter direto da Rússia para Fortaleza

Andreh Jonatha
sandreh@opovo.com.br 

O voo de 72 horas transportará cargas e passageiros

Ainda em 2012, está previsto para ter início um voo charter (fretado) direto de Moscou, na Rússia, para Fortaleza, com frequência semanal. O Governo do Estado enviará representantes à capital russa para oficializar a parceria com a companhia aérea Utair Aviation e a agência de turismo Anextour, próximo dia 28 de junho.

O lançamento comercial do voo está previsto para o dia 18 de setembro, também em Moscou, em um seminário promovido pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). A data precede o início da Leisure Fair 2012, na mesma cidade, onde estarão presentes mais de cinco mil agentes de viagens para conhecer a novidade. A voo inaugural ainda não está marcado.

Um dos que vão representar o Ceará na reunião da próxima semana na Rússia é o diretor de gestão da Access Brazil Advisors, Fernando Holanda. Ele informa que o transporte de cargas e passageiros será em uma aeronave do tipo Boeing 777, com duração de cerca de 12 horas. “Vai ter direito de tráfego nos dois trechos (ida e volta). Além de passageiros, a gente vai ter que bolar carga para compensar o retorno”, afirma o diretor.

Holanda informou ter sido feito um estudo que comprovou a viabilidade do charter, por conta do Brasil fazer parte do Brics, grupo de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O russo vê o lado econômico também. O Ceará tem boas perspectivas em alguns setores da economia. Nós temos interesse, por exemplo, em levar frutas tropicais e flores para a Rússia”, diz.

Visita
Até agosto, representantes da direção da Utair Aviation virão ao Ceará para conhecer a infraestrutura receptiva.

Para divulgar o novo trecho aéreo, o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) vão investir R$ 1 milhão, por meio do Voe Direto Para o Brasil, um projeto de promoção do País visando a Copa do Mundo de 2014, segundo informa o diretor.

O pleito do Ceará é envolver também negócios com países árabes, que ficam a pouco mais de uma hora e meia de Moscou.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Da reunião em Moscou, outro encontro está agendado em Estocolmo, na Suécia, para adiantar as negociações para outro voo direto para Fortaleza. Em seguida, a captação de voo será em Berlim, na Alemanha.