Companhias passam por revisão de malha aérea

21/06/2012 - Zero Hora

Analistas do setor aéreo e agentes de viagem ficaram sem compreender a decisão da TAM de suspender o voo Porto Alegre-Buenos Aires. Conforme especialistas, a operação era rentável.

– Os voos alcançavam 92% de ocupação, índice muito satisfatório – afirma uma agente de viagens que prefere não se identificar.

Uma das hipóteses é que a decisão já tenha sido feita devido à fusão da chilena LAN com a companhia brasileira, processo em andamento.

– O Salgado Filho tem um fluxo crescente de passageiros – lembra Ênio Dexheimer, professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

A revisão da malha por parte da TAM reflete um período de reestruturação das companhias aéreas nacionais, atrás de opções cada vez mais rentáveis e concentração de negócios em grandes aeroportos.

Com prejuízo somado de R$ 1 bilhão em 2011, TAM e Gol, líderes do mercado no país, buscam equilibrar as contas. No início do ano, a Gol anunciou a necessidade de reduzir em 10% a quantidade de voos, o que já provocou a demissão de 1,2 mil funcionários.