Fechamento de capital da TAM é adiado por 10 dias

13/06/2012 - O Estado de São Paulo

MARINA GAZZONI 

As companhias aéreas TAM e LAN adiaram ontem em 10 dias sua oferta pública de permuta de ações (OPA). A operação resultará no fechamento do capital da TAM na bolsa de valores brasileira, uma das etapas para a criação da Latam, holding formada pela fusão das duas empresas. O cronograma inicial estabelecia que os acionistas poderiam aderir à oferta até segunda-feira e que o leilão seria realizado ontem, mas a adesão ficou abaixo do exigido pela companhia chilena no edital da OPA.

"Como resultado do processo, ao término da oferta, a LAN recebeu aceitação de troca dos acionistas da TAM (incluindo os acionistas controladores da empresa) para trocar 147.836.864 ações, equivalentes a 94,4% da propriedade acionária da companhia brasileira", segundo comunicado da empresa.

Mas a condição imposta pela LAN no edital do processo era de que a operação abrangesse pelo menos 95% das ações da companhia aérea brasileira.

Para viabilizar o fechamento do capital da TAM, a LAN deixou para trás a exigência, segundo comunicado divulgado ontem pela TAM. "Dado o nível de apoio obtido, a LAN decidiu renunciar à condição mencionada e levar a efeito sua oferta, para o que a legislação brasileira exige estender a oferta por um prazo adicional de 10 dias corridos. Portanto, a LAN resolveu estender sua oferta de troca de ações até o dia 22 de junho próximo, data em que espera concluir com êxito sua associação com a TAM", disse a empresa.

Isso significa que a operação será concluída mesmo que a TAM não consiga mais adesões à OPA. A notícia foi bem recebida pelo mercado financeiro e as ações das duas empresas aéreas se valorizaram ontem.

Os papéis da TAM chegaram a subir mais de 9% no pregão de ontem e fecharam com alta de 6,84%, cotados a R$ 44,35. As ações da companhia aérea registraram a maior alta do Ibovespa no dia - o principal índice da bolsa brasileira subiu 1,94% ontem.

Na Bolsa de Santiago, a ação da LAN registrou ontem quase seis vezes o volume de negócios de segunda-feira. Os papéis se apreciaram em 3,32%, ante uma queda de 0,56% do IPSA, o principal índice da bolsa chilena.

O fechamento do capital da TAM é parte do processo de formação da holding Latam, que terá sede no Chile. A fusão das duas empresas aéreas foi anunciada em agosto de 2010 e recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro do ano passado. O negócio criará a maior empresa aérea da América Latina. / COM AGÊNCIAS