25/06/2012 - Folha de São Paulo
DO VALOR
O número de aeroportos com voos comercial deverá passar de 129 para 200 no Brasil até 2014, disse nesta segunda-feira o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.
Segundo o ministro, a expansão de 55% da aviação civil fará com que 94% da população brasileira passe a ter um aeroporto com voos comerciais a menos de cem quilômetros de distância de sua casa.
Hoje, 79% dos brasileiros estão cobertos a essa distância.
Ele disse que o plano regional da aviação, um estudo para mapear o número total de aeroportos no Brasil, está sendo conduzido pelo ministério. O levantamento deve ficar pronto até o fim deste ano.
"Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido", disse o ministro.
ADMINISTRAÇÃO DOS AEROPORTOS
Novas concessões de aeroportos ainda não foram definidas pelo governo. "A concessão é uma possibilidade que o governo tem utilizado. É uma das alternativas sobre investimento", disse Bittencourt.
Ele disse que não há preocupação com atraso nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo, em 2014.
O plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto --se municipal, estadual, privada ou pela Infraero-- não tem data para ser realizado. "Pode sair antes ou até depois das novas concessões. Um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários."
DO VALOR
O número de aeroportos com voos comercial deverá passar de 129 para 200 no Brasil até 2014, disse nesta segunda-feira o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.
Segundo o ministro, a expansão de 55% da aviação civil fará com que 94% da população brasileira passe a ter um aeroporto com voos comerciais a menos de cem quilômetros de distância de sua casa.
Hoje, 79% dos brasileiros estão cobertos a essa distância.
Ele disse que o plano regional da aviação, um estudo para mapear o número total de aeroportos no Brasil, está sendo conduzido pelo ministério. O levantamento deve ficar pronto até o fim deste ano.
"Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido", disse o ministro.
ADMINISTRAÇÃO DOS AEROPORTOS
Novas concessões de aeroportos ainda não foram definidas pelo governo. "A concessão é uma possibilidade que o governo tem utilizado. É uma das alternativas sobre investimento", disse Bittencourt.
Ele disse que não há preocupação com atraso nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo, em 2014.
O plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto --se municipal, estadual, privada ou pela Infraero-- não tem data para ser realizado. "Pode sair antes ou até depois das novas concessões. Um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários."