Aeroportos com voos comerciais crescerão 55% até 2014, diz ministro

25/06/2012 - Folha de São Paulo

DO VALOR

O número de aeroportos com voos comercial deverá passar de 129 para 200 no Brasil até 2014, disse nesta segunda-feira o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Segundo o ministro, a expansão de 55% da aviação civil fará com que 94% da população brasileira passe a ter um aeroporto com voos comerciais a menos de cem quilômetros de distância de sua casa.

Hoje, 79% dos brasileiros estão cobertos a essa distância.

Ele disse que o plano regional da aviação, um estudo para mapear o número total de aeroportos no Brasil, está sendo conduzido pelo ministério. O levantamento deve ficar pronto até o fim deste ano.

"Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido", disse o ministro.

ADMINISTRAÇÃO DOS AEROPORTOS

Novas concessões de aeroportos ainda não foram definidas pelo governo. "A concessão é uma possibilidade que o governo tem utilizado. É uma das alternativas sobre investimento", disse Bittencourt.

Ele disse que não há preocupação com atraso nas obras dos aeroportos para a Copa do Mundo, em 2014.

O plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto --se municipal, estadual, privada ou pela Infraero-- não tem data para ser realizado. "Pode sair antes ou até depois das novas concessões. Um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários."