Anac suspende por seis meses operações no aeroporto de Búzios

21/07/2012 - Agência Rio

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) determinou a suspensão, por seis meses, das atividades do Aeroporto Umberto Modiano, no município de Búzios, na Região dos Lagos, após constatação de algumas irregularidades. De acordo com a agência, ele funcionava com a portaria de registro vencida. O terminal, classificado no órgão como privado, estava sendo explorado comercialmente, inclusive por empresas de táxi aéreo. O aeroporto, inaugurado em abril de 2003, está fora de operação desde o dia 11 deste mês.

Segundo o relatório da Anac, que fiscalizou o terminal no final de junho passado, as sinalizações da pista estão desgastadas e em péssimo estado de conservação. O documento apontou ainda que as cores das luminárias de algumas luzes da pista de pouso e decolagem não atendem à necessidade do aeroporto. Caso as determinações da Anac não sejam cumpridas, a agência poderá prorrogar o prazo de suspensão.

O secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, disse que a prefeitura lamenta a decisão da Anac, que prejudica a economia do município, mas que a segurança das pessoas é mais importante. “Nós lamentamos essa decisão, até porque quem sai perdendo é o turismo da nossa cidade. Claro, se a Anac comprovou que existem irregularidades, nós somos a favor [da suspensão] até mesmo por uma questão de segurança”, disse.

Segundo o secretário, o terminal recebe em média de dois a três voos executivos diariamente, na baixa temporada. Já no período do verão, o número de voos chega a 50 por dia, no eixo Rio, São Paulo e Minas Gerais. Ele lembrou ainda que o aeroporto tem licença e alvará de funcionamento e não consta na prefeitura nenhuma irregularidade.

Cristiano Marques também destacou que o terminal opera com voos regulares, somente os fretados. Ele também é usados por aviões particulares. Ele garantiu que o procurador do município, Fábio Moraes, entrará em contato com o administrador do aeroporto para obter mais detalhes sobre a decisão da Anac.

A reportagem da Agência Brasil informou que tentou contato com a administração do aeroporto, mas até o fechamento da matéria ninguém foi encontrado para falar sobre a suspensão das operações.

C/Agência Brasil