Gol demite 84 pilotos de aviões 

26/06/2012 - O Globo

Entre janeiro e maio, empresa em crise já dispensou 1.400 funcionários
LINO RODRIGUES

SÃO PAULO — Um dia depois de o vice-presidente Financeiro da Gol, Leonardo Pereira, anunciar que a companhia pretende encerrar o ano com 2.500 postos de trabalho a menos do que em dezembro do ano passado, 84 comandantes de aeronaves foram demitidos terça-feira pela empresa. A informação é do Sindicato Nacional dos Aeronautas, que vinha negociando com a empresa para evitar as demissões. A Gol afirmou, por meio de nota, que as dispensas fazem parte de um plano para "adequar-se à nova realidade do mercado, manter seu negócio disciplinado e a sustentabilidade de sua operação".

Segundo o sindicato, com os cortes realizados terça, o número de trabalhadores demitidos pela Gol entre janeiro e maio já ultrapassa 1.400 pessoas, dos quais cerca de 900 são funcionários que trabalham em terra (aeroviários) e outros 500 entre comandantes, copilotos e comissários de bordo (aeronautas). Também foram eliminados 26 cargos de gerência média e sênior. Além de uma vice-presidência e quatro diretorias.

Desde o fim do ano passado, a Gol passa por enxugamento decorrente, segundo a empresa, da desaceleração da economia e da desvalorização cambial. A empresa reduziu sua frota, de 150 para 138 aviões e eliminou até 100 voos diários.