Infraero vai operar Viracopos até novembro, diz superintendente 26/06/2012 - Folha de São Paulo MARÍLIA ROCHA A Infraero permanecerá como responsável pelas operações do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), até novembro deste ano. O cronograma foi confirmado nesta segunda-feira (25) pelo superintendente da Infraero em Viracopos, Carlos Alberto Cardoso Alcântara, em depoimento à Câmara Municipal de Campinas. "A transição completa levará cerca de sete meses", disse Alcântara, para não haver "ruptura ou descontinuidade que gere riscos às operações". Gabo Morales - 2.fev.2012/Folhapress  Passageiros fazem check-in no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) A transferência será realizada até novembro caso todos os prazos previstos no edital da concessão à iniciativa privada sejam cumpridos. Segundo Alcântara, a publicação da ordem de serviço que confirma a concessão ao consórcio Aeroportos Brasil pode ocorrer até 14 de julho. A partir da ordem de serviço, o consórcio terá dez dias para apresentar o plano de transferência operacional à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A agência então terá 20 dias para analisar e aprovar o plano. Com a aprovação, tem início o segundo estágio da transição para a iniciativa privada. Nesse estágio, a operação do aeroporto é feita pela Infraero com acompanhamento da concessionária. Com previsão de término em novembro, essa fase pode durar até 90 dias. Por fim, haverá um prazo de três meses, que pode ser prorrogado por mais 180 dias, para que a Infraero preste apoio à operação, que passa a ser de responsabilidade de concessionária. COPA DE 2014 A Aeroportos Brasil já pode iniciar as obras de melhorias na infraestrutura do aeroporto, que devem estar prontas para a Copa do Mundo de 2014, paralelamente ao cronograma. Se forem utilizados todos os prazos previstos, as obras só começarão 150 dias depois da assinatura da ordem de serviço, que será publicada até 14 de julho. Com a assinatura, o consórcio tem 90 dias para apresentar o projeto de investimentos e a Anac terá mais 30 para aprová-lo. São considerados ainda mais 30 dias para mobilização, até que as mudanças tenham início. CONSÓRCIO A Folha não localizou representantes da Aeroportos Brasil nesta segunda. Em 14 de junho, durante assinatura do contrato de concessão do aeroporto, o presidente do consórcio disse que a construção do novo terminal de Viracopos deve começar até 1º de outubro. Com a obra, o terminal terá a capacidade aumentada de 8,5 milhões para até 14 milhões de passageiros por ano.

26/06/2012 - Folha de São Paulo

MARÍLIA ROCHA

A Infraero permanecerá como responsável pelas operações do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), até novembro deste ano.

O cronograma foi confirmado nesta segunda-feira (25) pelo superintendente da Infraero em Viracopos, Carlos Alberto Cardoso Alcântara, em depoimento à Câmara Municipal de Campinas.

"A transição completa levará cerca de sete meses", disse Alcântara, para não haver "ruptura ou descontinuidade que gere riscos às operações".

Gabo Morales - 2.fev.2012/Folhapress 

Passageiros fazem check-in no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

A transferência será realizada até novembro caso todos os prazos previstos no edital da concessão à iniciativa privada sejam cumpridos.

Segundo Alcântara, a publicação da ordem de serviço que confirma a concessão ao consórcio Aeroportos Brasil pode ocorrer até 14 de julho.

A partir da ordem de serviço, o consórcio terá dez dias para apresentar o plano de transferência operacional à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A agência então terá 20 dias para analisar e aprovar o plano.

Com a aprovação, tem início o segundo estágio da transição para a iniciativa privada.

Nesse estágio, a operação do aeroporto é feita pela Infraero com acompanhamento da concessionária. Com previsão de término em novembro, essa fase pode durar até 90 dias.

Por fim, haverá um prazo de três meses, que pode ser prorrogado por mais 180 dias, para que a Infraero preste apoio à operação, que passa a ser de responsabilidade de concessionária.

COPA DE 2014

A Aeroportos Brasil já pode iniciar as obras de melhorias na infraestrutura do aeroporto, que devem estar prontas para a Copa do Mundo de 2014, paralelamente ao cronograma.

Se forem utilizados todos os prazos previstos, as obras só começarão 150 dias depois da assinatura da ordem de serviço, que será publicada até 14 de julho.

Com a assinatura, o consórcio tem 90 dias para apresentar o projeto de investimentos e a Anac terá mais 30 para aprová-lo. São considerados ainda mais 30 dias para mobilização, até que as mudanças tenham início.

CONSÓRCIO

A Folha não localizou representantes da Aeroportos Brasil nesta segunda.

Em 14 de junho, durante assinatura do contrato de concessão do aeroporto, o presidente do consórcio disse que a construção do novo terminal de Viracopos deve começar até 1º de outubro.

Com a obra, o terminal terá a capacidade aumentada de 8,5 milhões para até 14 milhões de passageiros por ano.