Tráfego total da Latam cresce 11,5% em junho

12/07/2012 - Valor Econômico, Alberto Komatsu

A Latam Airlines, holding da união entre a chilena LAN e a TAM Linhas Aéreas, divulgou ontem crescimento de 11,5% no tráfego total de passageiros em junho, em relação a igual período do ano passado. É a primeira vez que são divulgados dados operacionais combinados das duas companhias, que formalizaram sua integração no dia 22 de junho, após a finalização de uma oferta pública de permuta de ações (OPA).

A capacidade das duas companhias teve expansão de 6%, na mesma base de comparação. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões teve aumento de 3,8 pontos percentuais, para 77,8%. Por meio de comunicado, a Latam informou que o tráfego internacional de passageiros respondeu por 52,5% da demanda total de LAN e TAM em junho.

O tráfego doméstico na Argentina, Colômbia, no Chile, Peru e Equador - países onde a LAN opera com subsidiárias locais - registrou expansão acumulada de 25,6%, no mês passado, com aumento de 23% na oferta de assentos e crescimento de 1,6 ponto percentual na taxa média de ocupação dos aviões, para 76,1%.

No Brasil, a demanda doméstica em junho teve crescimento de 10,9%, com aumento de capacidade de 2,5%, nas comparações anuais. A taxa média de aproveitamento dos aviões foi de 72%, o que representou um aumento de 5,4 ponto percentual.

O fluxo de passageiros da Latam em voos internacionais registrou crescimento de 9% em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado. A oferta de assentos combinada das duas companhias, em voos ao exterior, teve expansão de 4,9% na mesma base de comparação. A taxa média de ocupação dos aviões teve aumento de 3,1 pontos percentuais, para 82,5%.

O tráfego internacional de LAN e TAM leva em conta as rotas entre países da América do Sul e os voos de longo curso.

Por meio de comunicado, a Latam informa que o transporte de cargas da LAN teve aumento de 1,3% em junho, na comparação anual, com expansão de 0,3% na capacidade. Os dados de desempenho de transporte de carga da TAM não foram consolidados no relatório referente a junho. Na nota, a Latam informa que a expansão no fluxo de cargas foi impulsionada pelo crescimento na demanda por insumos na América do Sul.