segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aeroméxico inicia rota SP-Lima-Cancun com tarifas promocionais

12/08/2012 - Mercado & Eventos, Leila Melo, de Cancun

Praia de Cancun vista do alto

O mercado brasileiro ganhou uma nova opção aérea para Cancun (México). Desde o dia 4 de agosto, a Aeroméxico opera a rota São Paulo-Lima-Cancun com o boeing 737-800. São duas frequências semanais - aos sábados e domingos - saindo do aeroporto internacional de Guarulhos às 04h10 e chegando na cidade mexicana às 13h55. O voo de retorno parte às 13h40 de Cancun com aterrissagem às 03h na capital paulista."A Anac tinha esse slot disponível e achamos que era o melhor horário para o nosso passageiro. Ele não perderia um dia inteiro no aeroporto", explicou Bruna de Freitas, gerente comercial Brasil da Aeroméxico. A executiva acompanha até o próximo dia 15 de agosto um grupo de jornalistas brasileiros por Cancun. A reportagem do MERCADO&EVENTOS está no local e participa na próxima terça-feira, 13 de agosto, do coquetel de inauguração oficial da nova rota. 

As vendas do novo voo tiveram início em 27 de junho. Antes de se tornar uma operação regular, a rota havia sido feita em formato de charter durante todo o mês de julho. Nesse período, a Aeroméxico fretou a aeronave para passageiros da Nascimento Turismo, CVC e MMTGapnet. "O interesse de criar esse voo surgiu dos próprios operadores brasileiros. Eles se reuniram com a diretoria da Aeroméxico durante a Fitur em janeiro deste ano", destacou Bruna, mencionando que a comercialização dos charteres aconteceram em maio. "Os voos tiveram boa saída. Só não fomos melhores por conta da alta do câmbio", justificou. Diante desses resultados e do feedback positivo das operadoras, a companhia aérea decidiu abrir uma nova linha em sua malha aérea.

O boeing 737-800 tem capacidade para 16 passageiros na classe executiva e 144 pessoas na econômica, sendo que os bilhetes custam a partir de US$ 1.200 e US$ 999, respectivamente. As agências de viagens têm uma tarifa especial no valor de US$ 400. "Para estimular as vendas, estamos elaborando a cada final de semana promoções com as operadoras e empresas online como Decolar.com e Submarino", ressaltou a gerente. Cerca de 90% dos bilhetes da Aeroméxico são comercializados no Brasil por agentes de viagens. Também está programada uma apresentação da nova rota para 150 agências. O evento acontece no dia 23 de agosto, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo, e contará com a presença de representantes do Turismo de Cancun e da hotelaria local. 

A estimativa, segundo Bruna de Freitas, é que a ocupação do voo São Paulo-Lima-Cancun fique acima dos 65%. "Nossa meta é lotar o avião de brasileiros", disse. A escala realizada na capital peruana é apenas para o reabastecimento. "Em Lima temos uma estrutura de aeroporto já consolidada", afirmou. Nesse local também é feita a troca de pilotos. Embora tenha um grande público do segmento corporativo, os passageiros de lazer vem crescendo, devido, sobretudo, a entrada do visto eletrônico. O turista faz todo o processo online e com agilidade. "Depois dessa ferramenta, observamos um aumento de grupos de incentivo em nossos voos" comentou. Atualmente, 55% dos passageiros são corporativos e 45% viajam a lazer pela Aeromexico.

Rio de Janeiro - A Aeroméxico não abandonou seus planos de ter frequências diretas saindo do Rio de Janeiro com destino a Cidade do México. A ideia, de acordo com a gerente, é começar essa operação antes da Copa do Mundo de 2014. "O mercado corporativo do Rio de Janeiro é muito interessante. Teríamos um profissional local com experiência para atuar em sistema home office", contou. A Aeroméxico pleiteia de três a quatro frequências por semana. No voo partindo da capital paulista, a empresa registra taxas de 84% de ocupação. A Aeroméxico estuda ainda operar rotas para outras cidades brasileiras localizadas mais ao norte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário