Azul e TRIP pedem autorização para compartilhamento de voos

13/08/2012 - Melhores Destinos

A Azul e a Trip  Linhas Aéreas solicitaram autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizarem um acordo de compartilhamento de voos (code-share) entre as duas companhias. Se o pedido for aprovado, até o fim do ano as companhias devem compartilhar suas malhas de voo, vendendo passagens como se fossem uma única empresa. O acordo é parte do processo de fusão entre as empresas, anunciado em maio com a compra da Trip pela Azul, e permitirá que os clientes tenham uma malha de 800 voos diários para 99 destinos em todo Brasil.
No code-share entre as companhias, a Azul ficará responsável pela comercialização dos trechos de ambas empresas. A TRIP continuará a vender normalmente seus voos por meio de seus canais. Embora o acordo seja bilateral, as companhias decidiram concentrar as vendas destes voos em apenas uma empresa, já em preparação para a adoção de uma única plataforma de vendas no futuro.
Segundo as empresas, a concentração visa “beneficiar clientes e agentes de viagem, que passarão a contar com um ambiente de compras com maior variedade de destinos e partidas”. Além disso, o acordo permitirá que os passageiros façam  um único check-in e despachem sua bagagem até o destino final.
A Azul anunciou a compra da Trip no dia 28 de maio de 2012. Se aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas passarão a operar sob a holding Azul Trip S/A. Não se sabe ainda se a marca “Trip” será mantida ou se a médio ou longo prazos toda a companhia passará a operar apenas com a bandeira da Azul.