sábado, 18 de agosto de 2012

Cumbica terá hotel, shopping e monotrilho entre os terminais

16/08/2012 - Folha de São Paulo

Nova administradora, concessionária diz que aeroporto terá investimento de R$ 2 bi até 2014
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O novo terminal do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá hotel, terminal de ônibus e uma espécie de shopping exclusivo para passageiros.

O terminal 3, com capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, não saiu do chão. Por exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada, tem de estar pronto até a Copa-2014.

A fundação começa nas próximas semanas; o prédio inteiro acaba em março de 2014, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que ontem oficialmente passou a fazer parte da administração de Cumbica, com a Infraero. Em fevereiro, a estatal deixará a gestão e a concessionária assume sozinha.

O novo terminal será só para os voos internacionais.

A principal mudança em relação aos terminais 1 e 2 é que as lojas e o hotel ficarão depois da imigração -ou seja, só passageiros terão acesso; quem levar os parentes para se despedir, não.

O conceito é comum no exterior. O modelo para o terminal 3 é o de uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais.

O hotel será destinado aos passageiros em conexão. A operadora não está definida. O terminal de ônibus, uma espécie de rodoviária, servirá a linhas municipais e ao turismo, diz a concessionária.

A inspiração para o projeto sairá de aeroportos como Changi (Cingapura), dentre os mais modernos do mundo.

A proposta é que o terminal 3 seja automatizado e que o passageiro faça check-in e despache a bagagem sem ir ao balcão. Poderá fazer a partir do estacionamento, segundo a concessionária, por meio de uma esteira. Outra esteira, de cerca de 500 metros, conectará os passageiros do terminal 3 aos terminais 1 e 2.

MONOTRILHO

O investimento até 2014 será de R$ 2 bilhões. Entre os planos também está um monotrilho no terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) -haverá uma parada no local; o trem da CPTM está previsto para 2014.

FRASE

"O aeroporto hoje tem nível de serviço categoria "C" ["bom", em divisão que vai de "A" a "F"], às vezes "D" ["adequado"]. A nossa meta é colocá-lo em nível A, entre os melhores do mundo"
ANTONIO MIGUEL MARQUES
presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário