Embraer exibe pela 1ª vez jato usado pela Presidência

13/08/2012 - Folha de São Paulo

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A Embraer apresenta nesta semana na Labace, feira de aviões executivos que acontecerá no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o jato de luxo usado pela Presidência da República, o Lineage 1000.

Maior jato executivo da fabricante brasileira, o Lineage 1000 tem preço de lista de US$ 55 milhões e pode ser configurado para até 19 passageiros.

Avião Lineage

Ver em tamanho maior »
 
Embraer apresentará pela primeira vez em feira no Brasil o jato de luxo usado pela Presidência

Com a fuselagem do tamanho do Embraer 190, de até 114 assentos, o Lineage 1000 tem alcance para realizar voos ligando São Paulo a Lisboa sem escalas.

O Lineage tem um interior altamente sofisticado, desenvolvido pela Priestmangoode.

Entre os itens opcionais estão um quarto com cama de casal (queen-size) e chuveiro, wi-fi de alta velocidade e refrigerador de vinho.

É a primeira vez que a Embraer expõe o avião, que está no mercado há mais de três anos, para o público no Brasil. A participação da aeronave na Labace reflete uma mudança de perfil no mercado brasileiro, que tem demandado aeronaves de maior porte.

Em sua 9ª edição, a Labace será realizada de 15 a 17 de agosto no aeroporto de Congonhas. Os ingressos custam R$ 200.

O Lineage 1000 tem entre seus principais consumidores bilionários do petróleo do Oriente Médio ou chefes de Estado.

A aeronave em uso pela Presidência foi cedido sem custo pela Embraer no início do ano passado. Apesar de ser mais confortável e luxuoso que o "AeroLula", jato A318 da fabricante Airbus adquirido pelo ex-presidente, Dilma Rousseff prefere o Airbus pois ele tem mais assentos e permite transportar mais assessores.

Com isso, o Lineage 1000 tem sido mais usado pelo vice-presidente Michel Temer.