terça-feira, 14 de agosto de 2012

Embraer quer conquistar mercado dos jatos de ultra longo alcance

13/08/2012 - Folha de São Paulo

MARIANA BARBOSA

A Embraer quer posicionar o seu jato mais caro e luxuoso, o Lineage 1000, junto ao perfil de clientes que tradicionalmente compra os chamados jatos de longo alcance.

A aeronave possui uma das maiores cabines da aviação executiva, com 70 m2 de área útil, mas perde em autonomia de voo para os jatos da categoria ultra longo alcance, como Gulfstream 550, Falcom 7X ou Bombardier Global XRS, cujo espaço interno de cabine varia de 22 m2 a 44 m2.

Embraer exibe pela 1ª vez jato usado pela Presidência; veja fotos
Brasil deve se tornar 2º maior mercado de jatos executivos em 2 anos
Falta de infraestrutura limita crescimento da aviação executiva, diz Embraer

O alcance do Lineage é de 4,4 mil milhas náuticas, contra uma média de 6 mil dos demais, e os quatro jatos estão na mesma faixa de preço --entre US$ 50 milhões e US$ 60 milhões.

"Durante muito tempo a autonomia de voo era a característica mais importante para a definição da compra de um jato", diz Breno Corrêa, diretor de marketing e vendas para América Latina da Embraer Aviação Executiva.

"Mas hoje muitos clientes estão revendo isso e questionando se vale mais a pena ter uma cabine mais confortável com oito ou nove horas de autonomia de voo, ou voar 12 horas sem escala mas com menos conforto", diz o executivo.

Divulgação
 
Embraer apresentará pela primeira vez em feira no Brasil o jato de luxo usado pela Presidência

O Lineage 1000 é um avião derivado do Embraer 190, avião de até 114 lugares usado na aviação comercial.

Ele compete diretamente com os jatos executivos da Boeing e da Airbus, que também são derivados dos modelos menores das fabricantes americana e europeia. Ambos têm área interna de cabine semelhante, mas um pouco mais de autonomia de voo que o Lineage. Os ACJ da Airbus, por exemplo, tem autonomia de 4,8 mil milhas náuticas.

Enquanto o segmento de mercado dos jatos executivos das gigantes Boeing e Airbus, que custam mais caro (entre US$ 60 milhões e US$ 80 milhões), é de 10 a 15 unidades por ano, o mercado dos jatos de ultra longo alcance é de 150 entregas.

Pensando nesse mercado intermediário --um cliente que quer autonomia, mas que dê mais peso para o conforto da cabine--, a Embraer expõe o Lineage pela primeira vez na Labace, feira de aviação executiva que acontece nesta semana no aeroporto de Congonhas, entre quarta (15) a sexta (17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário