Gol e TAM têm prejuízos bilionários com queda nas viagens a trabalho 

15/08/2012 - Folha de São Paulo

Modelo de negócios das duas empresas dá sinal de esgotamento
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A reestruturação da Gol no início do ano, com cortes de 1.500 funcionários e eliminação de 130 voos deficitários, não foi suficiente para reverter o resultado da companhia.

No segundo trimestre, a Gol teve prejuízo líquido de R$ 715 milhões -equivalente ao prejuízo acumulado em 2011 (R$ 710 milhões).

Na sexta, a TAM divulgara prejuízo ainda maior, de R$ 928 milhões no trimestre.

Os números refletem diretamente o impacto da desvalorização do real (de 23% no segundo trimestre ante igual período do ano passado) e a alta do querosene de aviação nos custos das empresas.

Mas a dificuldade em reverter o prejuízo reflete um possível esgotamento do modelo de negócios das duas maiores companhias, que operam aviões grandes, de mais de 160 lugares, conectando grandes centros.

Estudo do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) mostra que o movimento nos aeroportos que as duas companhias priorizam, como Congonhas (SP), Brasília e Santos Dumont (RJ), cresceu bem abaixo da média do país, de 8% no semestre.

No caso de Congonhas, principal fonte de lucratividade para as duas empresas, o movimento ficou negativo em 0,93%. Brasília cresceu 3,45%, e Santos Dumont, 4,57%. "A variação negativa em Congonhas indica um possível esgotamento da capacidade (de crescimento) desse aeroporto", diz o Snea.

Já Campinas, Confins e Galeão cresceram 20% no primeiro semestre. Campinas (alta de 22%) é justamente a base da Azul e da Trip. Galeão concentra voos da Webjet, que pertence à Gol e que teve desempenho operacional melhor que a própria Gol.

Com uma malha mais espalhada pelo interior do país, a Azul e a Trip têm se beneficiado do crescimento do interior do país.

Já TAM e Gol dependem do passageiro de negócios, principalmente da ponte aérea Rio São Paulo, uma das mais caras ligações aéreas do mundo. Com o desaquecimento da economia e os cortes nas viagens a negócio, as empresas aéreas têm pouca margem para elevar preços e recuperar o aumento de custos.

"Não temos perspectiva de número positivo para o ano", afirmou o novo presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff. "O segundo semestre ainda será desafiador."