Novo aeroporto de Natal será concluído em março de 2014, diz consórcio

22/08/2012 - Portal 2014

Para diretor do consórcio Inframérica, ritmo intenso de obras vai antecipar de prazo de entrega

Novo aeroporto estará pronto antes da Copa do Mundo (crédito: Divulgação)

Criado para substituir o aeroporto Augusto Severo e ser um dos maiores do país, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá estar pronto em março de 2014, a três meses da Copa. 

Esta é a garantia do diretor executivo do consórcio Inframérica (formado pela construtora Infravix, do grupo Engevix, e pela empresa argentina Corporación America), Antônio Dorghetti, que revelou a antecipação do prazo de entrega em encontro com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, ontem (21).

Segundo Dorghetti, a previsão inicial de término das obras era dezembro de 2014. Agora, para entregar o empreendimento a tempo para a Copa do Mundo, o consórcio responsável pelo aeroporto garantiu a antecipação do prazo. Em março, promessa semelhante já havia sido feita.

"Aumentamos as frentes de trabalho, contratamos mais pessoas e aceleramos o recebimento de recursos", disse Dorghetti. 

"Passamos de janeiro a junho conseguindo as licenças e alvarás para os projetos de construlão. Fizemos a terraplanagem e agora já demos início à fundação", revelou, antes de acrescentar que "das 700 estacas para o terminal de passageiros, 250 já foram batidas".

No momento, segundo a Inframérica, 500 operários trabalham na obra. No pico dos trabalhos, este número deverá chegar a 2.500. No próximo mês, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deverá anunciar a aprovação do projeto básico da obra.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro do Brasil cedido à iniciativa privada no Brasil, em leilão que ocorreu há exatamente um ano. Na sequência, os terminais de Guarulhos, Campinas e Brasília foram privatizados em janeiro deste ano.

A concessão custou R$ 170 milhões, mais de três vezes o preço mínimo estipulado pelo governo, além do compromisso da Inframérica de investir outros R$ 650 milhões nos próximos três anos. 

Para o Mundial de 2014, a Anac prevê que três milhões de passageiros passarão pelo novo aeroporto.